quinta-feira, 4 de julho de 2013

1º DIA: VI COLÓQUIO DE EXTENSÃO DA UERN



O VI COLÓQUIO DE EXTENSÃO DA UERN com o tema “Extensão nas Universidades Estaduais: Desafios e Perspectivas” trouxe uma proposta de discussão e análise das problemáticas e possibilidades da Extensão Universitária contextualizadas nas Universidades Estaduais, envolvendo a comunidade acadêmica e demais setores da sociedade nesse processo.

O evento teve inicio neste dia 03 de julho de 2013 no Auditório da FAFIC da UERN, campus central Mossoró – RN. Pela manhã foi realizado o credenciamento e também aconteceram as exposições: “Maratona fotográfica: a saga de um rio” no Centro de Convivência do Campus e “Artista de Mossoró” nos corredores da FAFIC.

A palestra de abertura teve inicio às 19h, iniciando com uma apresentação artística da Banda de Música da UERN. Em seguida a mesa foi formada para dar inicio a conferencia de abertura que tinha como tema: “Extensão nas Universidades Estaduais: Desafios e Perspectivas”.

Na oportunidade estiveram presentes o Prof. Dr. Francisco Vanderlei de Lima mediador da mesa, e os demais convidados: O reitor Pedro Fernandes, o vice-reitor Aldo Godim, o Prof. Ms. Auris Martins de Oliveira (Coordenador da Comissão Administrativa) e o Prof. Dr. e vice-reitor Aécio Cândido de Sousa. Na abertura estiveram presentes mais de 150 estudantes de diferentes cursos, além da presença de professores, jornalistas e convidados.

Na oportunidade o Prof. Vanderlei iniciou a palestra abordando sobre as edições anteriores criadas pela comissão de extensão, como também citou sobre o desenvolvimento e a importância do evento para a comunidade acadêmica. Falou das ações e projetos culturais como a Maratona Fotográfica e o Intervalo Cultural e a reafirmou sobre a criação e o andamento das revistas.

Foram mais de 100 trabalhos enviados e mais de 70 aprovados. Segundo ele o Colóquio é “o momento que nos constituímos como aquele em que a nossa comunidade pode pensar em “fazer em extensão”, sobre as nossas perspectivas e desafios. O momento onde nos oportunizamos ricos debates acerca das questões mais importantes, mais cadentes da extensão”.

Também citou que as dificuldades enfrentadas para o desenvolvimento da extensão diz respeito à dificuldade acadêmica do ponto de vista da institucionalização do mundo acadêmico e politico, no que se refere a nossa inserção na comunidade. E finalizou agradecendo a todos os presentes.

Logo após os agradecimentos a Profª. Ms. Vânia Lourdes Martins Ferreira, Pró-Reitora de Extensão da UEMA deu continuidade a palestra. A mesma iniciou lendo o Poema: São Luis do Maranhão do autor Maritino Dalvarez e deu continuidade explicando sobre os caminhos percorridos da extensão no estado do Maranhão e sua influencia na UEMA.

Abordou também sobre as primeiras manifestações de extensão no Brasil, a influência da UNE na década de 50 e 60 e sobre a ditadura militar (64) com a promulgação da reforma universitária a criação do projeto Rodom. Além disso, falou um pouco da influência de Paulo Freire e sobre os fatos e movimentos ocorridos na década de 80 até a atualidade.


FOTOS:









Maratona Fotográfica






Nenhum comentário:

Postar um comentário