sábado, 29 de junho de 2013

Turismólogo - O Profissional do turismo!



Há muito tempo que o turismo deixou de ser apenas um momento de lazer, hoje este setor emprega milhões de pessoas. Ele é uma das principais atividades econômica, e capaz de gerar capital promovendo viagens, eventos e passeios para os que desejam descansar em seu tempo livre, ou para os que estão atrás de novas oportunidades de investimentos, como no caso de viagens a negócio. 

O turismo não é uma simples atividade, e sim um conjunto de atividades produtivas que estão inseridas em diferentes setores. Muitas cidades, e até países dependem economicamente do turismo. Esse crescimento do turismo fez com que as pessoas necessitassem de instruções, e com isso começaram a aparecer vários cursos na área. 

O termo utilizado para designar a ciência que estuda o turismo é a turismologia, ela está relacionada com as ciências sociais e econômicas. Já o profissional de nível superior que estuda esta ciência, que se propõe a analisar a fundo o turismo é chamado de turismólogo, e ele deve estar preparado para atuar em qualquer área do turismo, mesmo que para isto necessite de alguma especialização. 

É muito importante que as pessoas que estejam interessadas em entrar nesta área sejam fluentes em outros idiomas, principalmente inglês e espanhol. A falta deste conhecimento compromete e muito o crescimento profissional. 

O profissional formado em turismo pode ter entre suas atribuições:

1. Planejar, orientar e executar trabalhos que visem ao desenvolvimento turístico de uma localidade;
2. investigar os locais apropriados para visitação;
3. investigar a infra-estrutura que estes locais dispõem e que poderão vir a ter para adequar a oferta de acordo com seus objetivos;
4. organizar informalmente os pontos relevantes para o desenvolvimento do roteiro a ser seguido;
5. Analisar dados turísticos obtidos nos pontos de entrada e saída de turistas;
6. prospectar informações sobre seus concorrentes;
7. prospectar o mercado consumidor;
8. Planejar campanha de divulgação, visando a conscientizar a comunidade das vantagens do desenvolvimento turístico;
9. Manter contato com outros órgãos da administração Municipal, Estadual e Federal, visando à recuperação, conservação e exploração dos recursos turísticos existentes em uma determinada região;
10. fazer levantamento dos custos sobre o empreendimento turístico;
11. identificar o público alvo para divulgação dos serviços e produtos turísticos;
12. analisar as tendências do mercado;
13. Analisar os efeitos dos pólos emissores e receptores de turistas sobre os indivíduos, grupos ou categorias sociais.

Mas os cargos de administração e gestão nem sempre estão nas mãos dos turismólogos, e é bem comum ver esses profissionais em área subordinadas, muitas vezes por pessoas que não tem nenhuma formação em turismo como, por exemplo:

Atendimento em setores de hospedagem, aeroportos ou alimentos e bebidas;
Vendas de pacotes turísticos e agências de viagem;
Orientação em pontos de informações turísticas;
Recepção de convidados em eventos.
Não que essas áreas não possam ser executadas por um turismólogo, e também não podemos deixar de levar em consideração o grande aprendizado que um profissional em início de carreira vai ter nesses trabalhos.

Todas as atribuições do profissional formado em turismo podem ser executadas em setores como:

Agências de Turismo
Alimentos e Bebidas;
Eventos;
Hospedagem;
Lazer e Recreação
Turismo em Áreas Naturais;
Turismo em Áreas Urbanas;
Transportes.

Quando falamos em hospedagem, logo vem à cabeça a imagem de um hotel ou pousada, nada mais justo já que é um dos maiores setores que contratam profissionais formados em turismo.

Mas hospedagem vai além de hotel, inclui os navios também, e uma outra área que ao ser citada muitas vezes causa até estranheza, esta área é o hospital. A hospitalidade neste tipo de empreendimento é muito grande, os hospitais tem estruturas muito parecidas com as de um hotel, eles tem recepcionistas, copeiras, arrumadeiras, setor de alimentos e bebidas e cozinheiras.

Vários hospitais buscam contratar profissionais que têm experiências em hotelaria. Gerentes de recepção em hospital buscam trabalhar como se fossem funcionários de hotéis, e oferecem conforto ao invés daquela sensação de lugar frio cheio de pessoas doentes. É comum em clínicas e hospitais uma recepção cheia de flores, estátuas, televisão e poltronas aconchegantes.

Em muitos hospitais, encontram-se porteiros para abrir a porta e recepcionar quem chega, manobrista que guardam os carros no estacionamento e até mensageiro com carrinho de bagagens disposto a acompanhar o paciente ou a sua família.



Nenhum comentário:

Postar um comentário