terça-feira, 11 de junho de 2013

Garota da Zona Rural de Currais Novos é a vencedora da seletiva do Rio Grande do Norte para disputar o SOLETRANDO 2013!



A vencedora da seletiva do Rio Grande do Norte do Soletrando 2013 foi Patrícia Gonzaga de Medeiros, de 10 anos. Natural de Currais Novos, distante a 192 quilômetros de Natal, Patrícia disputou a final contra uma conterrânea, Sabrina Stefanny Campelo de Medeiros, de 11 anos, estudante da Escola Municipal de Nossa Senhora e a palavra que colocou a potiguar na final do Soletrando 2013 foi “enjoos”. A seletiva foi realizada na tarde desta terça-feira, na sede da Inter TV Cabugi, afiliada Rede Globo, em Natal.

Patrícia mora na zona rural da cidade, numa comunidade chamada Sítio Malhada da Areia, que fica a 18 quilômetros do centro da cidade e nunca teve a chance de usar um computador. Alheia à tecnologia, a menina abusa dos livros que carrega na bolsa, e segundo ela, passa o dia na biblioteca da Escola Municipal Professor Salustino Medeiros. Todos os dias, Patrícia enfrenta uma rotina difícil para estudar. Ela pega um ônibus para ir à escola, que demora um pouco mais de meia hora até chegar ao centro da cidade.

“Gosto muito de ler e ouvir música. O último livro que li foi 'O disfarce da morte vermelha' (do autor norte-americano Edgar Allan Poe) e fiquei impressionada com a história. Já as músicas são muitas, como 'Ai, se eu te pego', de Michel Telô... Acho a música engraçada”, brinca Patrícia.

Dentro de sala, a disciplina que mais gosta de estudar é a Língua Portuguesa e por conta, Patrícia venceu a seletiva de soletração realizada na escola em que estuda, que contou com a participação de 27 alunos. A estudante conta que ficou muito nervosa, mas que estudou bastante desde que soube da prova de soletração.

“Fiquei empolgada quando houve o concurso na escola. Quando venci, fiquei feliz porque sabia que havia estudado muito e agradeci a  minha família, que me dá essa chance de estudar”, conta Patrícia.

Os pais de Patrícia não tiveram muitas oportunidades em estudar. A mãe, Leuda Gomes Gonzaga de Medeiros frequentou a escola até a terceira série, enquanto que o pai nunca estudou. A família vive da agricultura e passa o dia todo no roçado. Outro motivo para incentivar a vitória de Patrícia é que a estudante nunca saiu da cidade de origem a visitou a capital potiguar, Natal, pela primeira vez.

Já a mãe de Patrícia, Dona Leuda, conta que ficou muito contente desde que viu sua filha estudando. A dona de casa esteve com a filha a todo instante e se emocionou quando Patrícia venceu a seletiva estadual do Soletrando.

“Fiquei muito feliz. Estou emocionada, porque ela tem uma grande chance na vida de aprender ainda mais. É uma dádiva participar de um concurso como este”, fala Dona Leuda.
Agora, a menina espera a convocação para participar da etapa final, no Rio de Janeiro. Enquanto isso, Patrícia conta que fará apenas uma coisa: estudar.


“Vou continuar estudando como sempre faço. Vou buscar mais livros para ler e estudar mais para o concurso. Vou ser a campeã do Soletrando desse ano”, sonha a estudante.



Fonte: Rede Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário