sexta-feira, 17 de maio de 2013

Regionalização do Turismo tem novas diretrizes!




Representantes do MTur Embratur e Setur-DF durante a abertura do Encontro Nacional de Turismo


O MTur apresentou ontem (quarta-feira, dia 15), durante o Encontro Nacional de Turismo, que faz parte do calendário que comemora os dez anos do ministério, as novas diretrizes do Programa de Regionalização do Turismo (PRT), criado há quase dez anos com o objetivo de potencializar a estruturação da oferta turística regional, considerando a integração dos municípios. 

Nessa próxima fase, o PRT promoverá um diagnóstico das necessidades e potencialidades dos municípios e regiões para o turismo. Desse diagnóstico nascerá uma categorização inédita, que norteará a dosagem de políticas públicas, de acordo com as necessidades de cada região. 

O diagnóstico será realizado tendo como base oito eixos de gestão, estruturação e promoção: gestão descentralizada, com participação social e fortalecimento das entidades locais; planejamento e posicionamento de mercado, com a identificação da oferta de produtos; qualificação profissional; empreendedorismo e promoção de investimento; infraestrutura, com a identificação das obras e instalações necessárias; informação ao turista; promoção e apoio à comercialização; e monitoramento, com medição da satisfação dos turistas e dos resultados das atividades. 

A nova fase do PRT traz ajustes que pretendem qualificar a concepção estratégica, as ferramentas de gestão e incorporar mecanismos de fomento que possam promover concepções inovadoras ao enfrentamento das fragilidades diagnosticadas. Seu propósito é promover a convergência e a articulação das ações do MTur e do conjunto de políticas públicas setoriais nas regiões.



Nenhum comentário:

Postar um comentário