quarta-feira, 10 de abril de 2013

REVISTA: Observatório de Inovação do Turismo



A necessidade de desenvolver o pensamento estratégico para atividade turística fez nascer o Observatório de Inovação do Turismo, criado pelo Núcleo de Estudos Avançados em Turismo e Hotelaria (NEATH), da Fundação Getúlio Vargas-RJ, por solicitação do extinto Ministério do Esporte e Turismo e da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), em 2002. No ano seguinte, o então recém-criado Ministério do Turismo e a Embratur mantiveram o apoio ao projeto. Em 2004, a Confederação Nacional do Comércio, o Sesc e o Senac se juntaram ao programa, incentivando sua continuidade.

A evolução do Observatório, desde a sua criação tem sido clara. Em sua primeira edição, os textos privilegiavam a discussão de tendências do turismo internacional, a avaliação de casos de sucesso e sua aproximação da realidade brasileira de forma a fomentar a discussão acadêmica e difundir o conhecimento gerado a partir desses trabalhos.

A Revista Acadêmica Observatório de Inovação do Turismo surgiu do amadurecimento das discussões e foi uma iniciativa do Núcleo de Turismo, da Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas, da Fundação Getulio Vargas (FGV), em parceria com o Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), criada com o propósito de servir ao debate de temas relacionados à gestão pública e privada do turismo, orientados para o equilíbrio entre as abordagens teórica e prática. E estimular a produção e disseminação de conhecimentos sobre turismo que possam contribuir para atividades acadêmicas e ações em organizações públicas e privadas.

A Revista é editada pela Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getulio Vargas (FGV) em parceria com a Embratur e o Ministério do Turismo.

A Revista, editada trimestralmente, é classificada pela Capes e tem como público-alvo professores, pesquisadores, estudantes, profissionais e pessoas interessadas na literatura do turismo. Sua missão é estimular a produção e disseminação de conhecimentos sobre turismo que possam contribuir para atividades acadêmicas e ações em organizações públicas e privadas.

Em breve, a Revista Acadêmica do Observatório de Inovação do Turismo estará na Red de Revistas Científicas de América Latina y el Caribe, España y Portugal – Redalyc e em um futuro próximo na Scientific Electronic Library Online – SciELO.

Aguardamos seus trabalhos - artigos, ensaios teóricos, estudos de caso, resenhas de livros – assim como dos professores e alunos da UFMG.


Nenhum comentário:

Postar um comentário