quarta-feira, 3 de abril de 2013

Galho congelado chama atenção da população de Mossoró - RN




A manhã de hoje em Mossoró foi marcada por uma notícia que se espalhou com o vento. Populares e freqüentadores da Praça Raimundo Rubira, no bairro Boa Vista, observaram que um dos galhos da árvore, do tipo algaroba, estava congelado. O detalhe é que em Mossoró os termômetros marcavam 35º C.

A notícia foi se espalhando e em menos de uma hora, centenas de populares se aglomeravam para observar o que para alguns não passa de um fenômeno, mas que a grande maioria pode ser um milagre. "Moro aqui perto da praça há mais de 50 anos e nunca tinha visto uma coisa assim. Como sou muito religiosa entendo que é esses pingos que caem são lágrimas da planta, mostrada por Deus, para que a gente respeite a natureza", dizia emocionada a aposentada de 76 anos Maria Alzira.

A opinião de dona Maria é a mesma do aposentado José Martins. "Isso tudo é um sinal de que a gente precisa parar de destruir a natureza. Isso é um sinal de Deus", revelava. Coincidência ou não, no local onde o fato acontece, há mais de cinco anos é rezado um terço todas as terça e quintas-feiras.

Alguns fiéis da comunidade cuidaram logo de convocar o vigário geral da Diocese de Mossoró, Padre Flávio Augusto. "Eu vim conferir de perto o que realmente está acontecendo. Já convocamos alguns professores da universidade para analisar o fenômeno e nos dar um parecer técnico", informou o padre no instante em que se deslumbrava com o acontecimento.

A reportagem do CORREIO DA TARDE entrou em contato com a gerência de Gestão Ambiental, que nos informou que uma equipe já estava se deslocando ao local para analisar o caso. "Confesso que nunca ouvi falar em algum caso parecido. Mas uma equipe nossa, com especialistas já está se deslocando para o local para averiguar o fenômeno. Depois disso iremos emitir um parecer técnico sobre o assunto", colocou o gerente Mairton França.

Enquanto os estudiosos analisam o fenômeno, o número de curiosos aumenta na praça, se agarrando na esperança de um milagre "Eu cheguei aqui com uma dor nas costas. Consegui pegar um pingo da água, passei no local e já estou me sentindo bem melhor. Considero isso uma coisa divina", disse a adolescente Marina Duarte.

Casos parecidos

O mesmo fenômeno vem ocorrendo no município de Arês, a 58 km da capital. Pessoas relatam que viram uma árvore com gelo nos galhos no distrito de Areia, a 3km do centro do município em pleno calor da região. Segundo o relato de alguns moradores, uma árvore Pau Cicupira estaria com os galhos congelados e com o tronco frio. Tatiane Costa é vizinha da casa onde o fenômeno acontece, segundo ela a árvore está assim desde o último domingo (27). "Ela fica com os troncos congelados à noite e o gelo fica derretendo durante do dia. Quando começa a noite, ela congela de novo", disse.

Os moradores relatam o fenômeno como se a árvore estivesse dentro de um freezer.

A notícia do fenômeno logo se espalhou pela região e algumas pessoas estão se deslocando até o município para ver a árvore.



Informações do Facebook Mossoró

5 comentários:

  1. E o que descobriram os estudiosos sobre o caso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim. O que está presente no galho não é gelo, mas sim uma espuma causada por um inseto, que se instala nos galhos da arvore para se reproduzir, e quando acontece a reprodução, o casulo vai derretendo! ;)

      Excluir
    2. Nossa que interessante! Ainda não foi dessa vez que em Mossoró vai nevar né... ;)

      Excluir
    3. acontece q eles pegaram e n era nebum tipo de espuma.. era gelo, então para de passar informação fake! ;)

      Excluir