sábado, 20 de abril de 2013

Fortaleza dos Reis Magos terá R$ 8 mil para reforma, diz Governo do RN



A ministra da Cultura, Marta Suplicy, liberou R$ 8 milhões para a reforma da Fortaleza dos Reis Magos, um dos principais cartões postais de Natal. O anuncio foi feito pelo Governo do Rio Grande do Norte na tarde desta quarta-feira (17). Segundo a governadora Rosalba Ciarlini, os recursos devem chegar até o mês de junho e são provenientes do PAC das Cidades Históricas - que visa restaurar museus e monumentos para a Copa do Mundo de 2014.

A governadora Rosalba Ciarlini disse também por meio da assessoria de imprensa, que a garantia da verba foi dada durante audiência realizada em Brasília na tarde desta quarta. Ainda segundo ela, ficou definido que a administração da fortaleza ficará a cargo do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), presidido por Jurema Machado.

Nos próximos dias, a presidente do Iphan visitará Natal para verificar as dependências da Fortaleza dos Reis Magos e discutir o projeto da reforma.

A fortaleza

Contrastando com as belezas naturais, a Fortaleza dos Reis Magos é um dos mais visitados pontos turísticos de Natal. A edificação conta um pouco da história da capital e de todo o estado do Rio Grande do Norte. Construído para proteger Natal ainda na época de sua colonização, a fortificação fica na praia do Forte, zona Leste da cidade. Hoje, a fortaleza abriga um museu. A construção, que demorou 30 anos, foi concluída em 6 de janeiro de 1598, dia de Reis. A data é feriado municipal em Natal. E foi erguida sobre os arrecifes para garantir que o embasamento fosse sólido. Foram utilizados principalmente areia, óleo de baleia, bronze e grandes pedras de granito trazidos de Portugal.


Nenhum comentário:

Postar um comentário