quinta-feira, 4 de abril de 2013

Artigo de Opinião | A importância do Turismo e do Turismólogo


Escrito por Silvânia Germano Adelino Coelho – Turismóloga


Os estudos sobre o turismo, apesar de recentes, mostram-se bem fundamentados no que diz respeito à importância econômica, social e ambiental que a atividade gera, quando desenvolvida de forma correta. O turismo é uma atividade que se expande de maneira significativa em todo o mundo. De acordo com a Organização Mundial do Turismo (OMT), o turista busca, fora do seu lugar de origem, lazer, conhecimento, saúde e entretenimento, por isso a atividade turística pode aumentar a renda local e trazer melhorias na infraestrutura, saneamento básico, sinalização, preocupação com o meio ambiente, dentre outros benefícios.

“Turismo é um conjunto de serviços que promovem o planejamento, a promoção e a execução de viagens, além de serviços de recreação, hospedagens e atendimento aos indivíduos e aos grupos, fora de suas residências habituais”. Como bem define o estudioso José Vicente de Andrade.

O turismo e os serviços acoplados ao setor são abrangentes no que diz respeito ao entretenimento dos turistas. Entende-se, então, que turismo é o ato de deslocar-se por motivação, onde há um gasto financeiro e o turista pernoita no local escolhido para seu lazer. Porém, a atividade deve ser planejada para que traga benefícios ao atrativo turístico, desenvolvendo o chamado “turismo sustentável”, ou seja, a prática do turismo sem degradar tanto o meio ambiente.

Para que haja uma organização correta é necessário definir e buscar apoios de políticas socioeconômicas que gerem rentabilidade aos empreendedores locais, pois sem a ajuda e o envolvimento dos habitantes do local turístico, essa organização não poderá se desenvolver de forma correta, devendo ser considerado as características, singularidades, o ciclo de vida da destinação em estudo e o perfil psicográfico do turista que se pretende atingir. Outro ponto a ser destacado são as parcerias entre os órgãos do turismo, que devem ser efetivadas no sentido da preservação ambiental e manutenção da arquitetura singular dos elementos culturais da comunidade.

O turismo envolve uma enorme gama de serviços diretos e indiretos, para que seu objetivo seja concretizado de forma satisfatória, são essenciais profissionais adequados e capacitados para planejar a atividade, os turismólogos, responsáveis pela pesquisa, planejamento, organização, promoção e divulgação de atividades ligadas ao turismo, estuda, descobre, organiza e desenvolve projetos de passeios e viagens, podendo atuar, em agências de viagens e operadoras, em empresas de eventos, hotéis, resorts ou pousadas, parques temáticos, centros de convenções, transportadoras (ferroviárias, aéreas, marítimas e rodoviárias), em aeroportos, no setor público, em secretarias de turismo, divulgando patrimônios históricos ou cuidando do calendário de eventos de uma cidade a fim de atrair novos investimentos para o setor.

Para que a atividade turística aconteça de forma adequada é essencial um profissional da área atuando de forma correta gerindo e planejando um turismo sustentável, pois, se não houver um planejamento o turismo fica sendo administrado por terceiros que não buscam o interesse da comunidade, é por meio da implantação de leis e diretrizes direcionadas para cada região, que os gestores do turismo devem basear-se.

A política pública do turismo deve agir de forma responsável e reguladora para expandir a atividade turística de maneira adequada, sempre seguindo as normas descritas na lei, estabelecendo metas que garantam a satisfação dos turistas, a qualidade da localidade receptora e de seus moradores, preocupando-se com os aspectos ambientais, sociais e econômicos. Buscando o êxito do destino turístico, com serviços e infraestrutura adequada. Porém, para que todos esses serviços funcionem de forma correta faz-se necessário o planejamento turístico da localidade, onde é realizado o levantamento dos serviços que já existem na região e os que necessitam ser implantados para atender pelo menos as necessidades básicas do visitante, tudo pensando no bem estar de turistas e moradores e na sustentabilidade da atividade turística.

*As opiniões expressas nos artigos de opinião são de total responsabilidade de seus autores.


Nenhum comentário:

Postar um comentário