sexta-feira, 12 de abril de 2013

Artigo de Opinião | Existe turismo em Lagoa Nova?



Escrito por Ednaja Faustino Silva de Moura

estudante dos cursos de Turismo (UFRN) e Técnico em Guia de Turismo (IFRN)


O turismo é uma atividade econômica que vem contribuindo gradativamente, fator este que nos leva a seguinte reflexão: O Turismo causa algum efeito positivo para as localidades onde ocorre? Lagoa Nova dispõe de potencialidades capazes de atrair turistas? São muitas as indagações que norteiam a atividade turística, mas como trabalhar para que o turismo traga emprego e renda para o município? Como podemos perceber, a palavra TURISMO retrai diversas meditações, sendo, portanto necessário esclarecê-las para que o senhor leitor possa adentrar para os caminhos do turismo.

Na história, desde tempos antigos, as pessoas procuravam alguma maneira de se divertir indo a parques, passeios no campo, entre outras atividades que remetessem ao lazer propiciando momentos de descontração e harmonia. Mas, após a Revolução Industrial foram surgindo os primeiros meios de transporte – item essencial para que as viagens pudessem acontecer – e ao longo dos anos o turismo foi melhorando e adaptando-se à realidade de cada destino. No município de Lagoa Nova precisamente no ano de 2004 foi sendo despontado novos olhares para a localidade, contemplando o TURISMO como uma atividade potencial capaz de gerar emprego e renda, no entanto, fatores como seus impactos negativos, inserção da comunidade local e conhecimentos introdutórios seguido de planejamento não foram acionados com atenção.

Daí a pergunta principal dos moradores do município: Turismo? Que atividade é essa? E o turismólogo quem é? Muitos questionamentos e uma certeza com o passar dos anos: Lagoa Nova dispõe de relevante potencial turístico, mas para que o turismo seja desbravado e o município seja reconhecido estratégias de marketing turístico e planejamento são necessárias podendo assim a atividade acontecer. Lagoa Nova possui atrativos turísticos naturais como a Baraúna, o mirante e os traços e atrativos culturais como a Igreja Matriz de São Francisco de Assis, o Cruzeiro, as danças e manifestações culturais entre outros pontos de visitação como a Feira Livre que cativam os visitantes e turistas.

Cabe ressaltar, que o turismo pode trazer impactos negativos como o aumento de lixo, perda da paisagem natural, entre outros que se não forem observados instantaneamente poderão causar grandes transtornos tanto para a população local quanto para o turista/visitante.

Desse modo, percebe-se que o turismo pode trazer diversos impactos positivos e negativos para o destino onde é desenvolvido, mas que sendo planejado e organizado poderá aumentar os benefícios e diminuir os malefícios contribuindo para geração de emprego e renda da comunidade e inserção da população no processo de desenvolvimento turístico do município.
*As opiniões expressas nos artigos de opinião são de total responsabilidade de seus autores.


Nenhum comentário:

Postar um comentário