segunda-feira, 29 de abril de 2013

7ª Jornada Geográfica da UERN em Pau dos Ferros - RN



A 7ª Jornada Geográfica constitui o principal evento do Curso de Geografia da UERN-CAMEAM, e tem como tema em sua 7ª edição: “A Seca e a Região Oeste Potiguar-RN: a terra e o homem em questão”, cujo objetivo é um resgate das discussões sobre as relações entre a terra e homem no Nordeste brasileiro, seu estado atual e suas perspectivas futuras, incluindo as ações antrópicas no espaço rural e no urbano. 

Esta temática surge da necessidade de se pensar a região Nordeste do Brasil e particularmente o Rio Grande do Norte, marcado por uma situação de seca climatológica com rebatimentos sobre a condição humana das populações que vivem não apenas no campo, como na cidade. 

De outro lado emerge da vontade de se pensar a atualidade da obra do geógrafo Manoel Correia de Andrade, já Clássica “A terra e o homem no Nordeste: contribuição ao estudo da questão agraria no Nordeste”, publicada em 1963, portanto, 50 anos depois. A UERN, no Campus Avançado “Profª. Maria Elisa de Albuquerque Maia” – CAMEAM, localizado em Pau dos Ferros realiza a Jornada desde 2005, debatendo as problemáticas da região de abrangência do CAMEAM. 

As atividades do evento incluem duas conferencias, de abertura e encerramento, e uma mesa redonda, além de grupos de trabalho acerca de temáticas especificas da geografia bem como atividades culturais. 

Este evento contará com a participação da comunidade acadêmica de Geografia incluindo docentes, discentes de graduação e pós-graduação, professores da educação básica, alunos de Iniciação Científica Junior.
Organização
Pau dos Ferros, RN
2013

Informações
7jornadageografica@gmail.com
(84) 3351-2560
Curso de Geografia - BR 405, km 153, Arizona, Pau dos Ferros-RN
Campus Avançado Prof Maria Eliza de Albuquerque Maia - CAMEAM


Nenhum comentário:

Postar um comentário