quarta-feira, 20 de março de 2013

UERN adquire equipamentos que permitirão ampliar capacidade de armazenamento e início da digitalização de acervo do DARE!



A Unidade de Processamento de Dados (UPD/UERN) acaba de receber dois equipamentos Enclosures que irão auxiliar na ampliação da capacidade de armazenamento de dados do seu Data Center. Os equipamentos irão aumentar a capacidade nominal de armazenamento para 30 TB (trinta tera bytes ou cerca de 30 trilhões de bytes).

O diretor da UPD, Carlos Moisés, explica que esses equipamentos são da marca Dell e foram solicitados no final do ano passado pela UPD, em razão da necessidade de ampliação da capacidade de armazenamento de dados e implantação de novos serviços digitais. O investimento total, contando acessórios extras, foi de aproximadamente R$ 80 mil.

A estimativa é que os equipamentos estejam funcionando em aproximadamente dois meses. “Teremos que fazer algumas adequações físicas e configurações nos servidores, mas assim que eles entrarem em funcionamento os benefícios serão imediatamente sentidos”, explica Carlos Moisés, ressaltando que parte da capacidade de armazenamento será destinada à ampliação das caixas postais do correio eletrônico da UERN, atualmente limitada pela capacidade atual de armazenamento.

Outro serviço a ser implantado em breve – devido à aquisição dos novos equipamentos – será a digitalização do acervo de documentos acadêmicos do Departamento de Admissão e Registro Escolar (DARE), associando-os aos registros dos bancos de dados do Sistema Acadêmico (SAE), que passará a gerenciar também o acervo digitalizado. Os equipamentos também serão usados para armazenamento de backup de bancos de dados, entre outros.


Nenhum comentário:

Postar um comentário