domingo, 10 de março de 2013

Número de acidentes de trabalho cresce em Mossoró - RN




O número de acidentes de trabalho tem crescido anualmente em Mossoró. A construção civil, o comércio e o acidente de trajeto (trânsito) são, respectivamente, os primeiros colocados no registro de acidentes na cidade.

Conforme Lucierre Pinheiro, enfermeira do trabalho do Centro de Referência de Saúde do Trabalhador (CEREST), são registrados cerca de 70 acidentes por mês. Ela conta que em 2011 foi registrado cerca de 760 acidentes. Os números de 2012 ainda não foram concluídos, porém deve ultrapassar com facilidade o registro do ano anterior.

“A cada ano a gente nota que aumenta o número de acidentes do trabalho. Isso se deve também ao registro que passou a ser feito com mais frequência, talvez antes tivéssemos a mesma quantidade de acidentes, mas como não tínhamos registro regular não sabíamos quantos acidentes tinham ocorrido. O fato é que o número de acidentes de trabalho tem crescido em Mossoró”, comenta.

A enfermeira do Trabalho revela que a maioria dos acidentes registrados são de acidentes leves, ou seja, aqueles que não precisam de internação e o paciente é liberado logo após o atendimento. Ela lembra que os acidentes graves são minoria, no entanto são os mais trabalhosos, pois o acidentado fica de repouso e afastado do trabalho. Lucierre Pinheiro explica que se o afastamento for de 15 dias para baixo a empresa é quem paga os dias de afastamento ao empregado. E se o afastamento for maior do que 15 dias é o INSS que tem a responsabilidade de pagar ao trabalhador.

“A melhor forma de diminuir os acidentes é utilizar da forma correta os equipamentos de proteção individual (EPI) e ter atenção no trabalho. Se o trabalhador fizer isso o número de acidentes de trabalho vai diminuir”, declara Lucierre


Fonte: Facebook Mossoró

Nenhum comentário:

Postar um comentário