Em 2012 foram 5,7 milhões; meta para 2020 é de 10 milhões.
Presidente interino criticou preços de hoteis e transporte aéreo no país.
O presidente em exercício da Embratur, Paulo Guilherme de
Araújo, afirmou nesta segunda-feira (25) que a autarquia projeta atrair 6
milhões de turistas estrangeiros em 2013. Em 2012, o país recebeu 5,7 milhões
de turistas estrangeiros, enquanto em 2011 esse número atingiu 5,4 milhões. A
meta para 2020 é de 10 milhões de turistas internacionais.
Segundo Araújo, que é também chefe de gabinete da Embratur,
os turistas estrangeiros deixaram US$ 695 milhões durante o mês de janeiro no
país, aumento de 4,4% em relação ao mesmo mês de 2012, quando haviam gastado
cerca de US$ 666 milhões. "O maior número de turistas ainda vem da
Argentina", disse Araújo, que participou de reunião com o ministro do
Turismo, Gastão Vieira, e empresários do setor hoteleiro no Rio. Dos 5,7
milhões de turistas registrados em 2012, 1,5 milhão eram argentinos.
Hotéis
A Embratur está preocupada com o preços das tarifas dos
hotéis de cidades que sediarão eventos esportivos no país nos próximos anos e
vê oportunismo de alguns empresários que praticam preços acima do normal, disse
Paulo Guilherme de Araújo.
"A rede hoteleira prometeu abrir as planilhas para nós.
Vamos monitorar de seis em seis meses. Se continuar podemos usar a força
coercitiva do Estado, como o departamento de defesa do consumidor do Ministério
da Justiça ou o próprio Cade", disse.
A insatisfação de membros do governo com os preços se torna
ainda maior porque o setor hoteleiro foi beneficiado com um desoneração
tributária, mas não houve repasse para os preços, na avaliação de integrantes
do Executivo. "A lógica da queda de preços não está
acontecendo", disse Araújo.
Setor aéreo
O presidente em exercício da Embratur ainda classificou de
"de baixa qualidade" o serviço aéreo prestado no Brasil e disse que o
tema deve ser tratado pelo governo junto às companhias aéreas para não prejudicar
o crescimento do turismo no Brasil.
As reclamações relativas a atraso de voos, cancelamentos,
espera em aeroportos, preços de tarifas e atendimento inadequado são
frequentes, segundo Araújo.
"A qualidade do serviço aéreo é de baixa qualidade e
isso é uma preocupação nossa", disse ele a jornalistas. "O primeiro
contato do turista é com a companhia aérea. Se ele tem uma impressão ruim, fica
difícil."A Embratur e outros órgãos do governo federal pretendem se reunir
com as principais companhias aéreas para cobrar melhor qualidade nos serviços
aos usuários nacionais e estrangeiros.
Embratur
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