Embratur sugere aos secretários estaduais de Turismo a criação de câmaras para proteção do turista estrangeiro.
Uma das competências técnicas da Embratur (Instituto
Brasileiro de Turismo) é estimular a competitividade no mercado turístico do
Brasil e a proteção do consumidor estrangeiro é um dos pontos relevantes destas
ações.
O assunto já apresentando pela secretária Nacional do
Consumidor do Ministério da Justiça, Juliana Pereira, na última assembleia da
Anseditur (Associação Nacional de Secretários e Dirigentes de Turismo das
Capitais e Destinos Indutores) – realizado no começo do mês – foi também
o centro de uma das discussões da 70ª reunião ordinária do Fórum Nacional dos
Secretários e Dirigentes de Turismo (Fornatur), em Belo Horizonte, Minas
Gerais.
Representando a Embratur, o diretor de Mercados
Internacionais, Marcelo Pedroso, lembrou aos secretários presentes a
importância dos estados criarem suas próprias câmaras para garantir a proteção
dos turistas. “A exemplo do Governo Federal, do Ministério da Justiça, que
criará uma câmara com intuito de esclarecer e planejar ações rápidas
relacionadas a questões com o turista estrangeiro durante viagens aos Brasil,
sugerimos, então, que os estados façam o mesmo. Com a aproximação dos
megaeventos, o país será cada vez mais visado como destino turístico. Por esta
razão, é necessário que todos os setores estejam alinhados para atender
da melhor forma o turista que visitar o Brasil”, afirmou.
Além do estimulo à criação das câmaras, o diretor Marcelo
Pedroso, aproveitou também para anunciar e esclarecer aos secretários estaduais
de Turismo sobre a abertura dos novos editais para os convênios Chamamento de
Munícipios e Voo Charters, para os estados e municípios. Com o anúncio, os
secretários sugeriram à Embratur a realização de seminários para esclarecer as
normas dos editais. “ É uma sugestão interessante, que será levada ao
presidente, Flávio Dino. É de interesse da Embratur que todos os estados tenham
a possibilidade de utilizar a verba”, concluiu o diretor.
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