sábado, 16 de março de 2013

Direito do consumidor entra na agenda do Turismo!



Embratur sugere aos secretários estaduais de Turismo a criação de câmaras para proteção do turista estrangeiro.

Uma das competências técnicas da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) é estimular a competitividade no mercado turístico do Brasil e a proteção do consumidor estrangeiro é um dos pontos relevantes destas ações.

O assunto já apresentando pela secretária Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça, Juliana Pereira, na última assembleia da Anseditur (Associação Nacional de Secretários e Dirigentes de Turismo das Capitais e Destinos Indutores) – realizado no começo do mês –  foi também o centro de uma das discussões da 70ª reunião ordinária do Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes de Turismo (Fornatur), em Belo Horizonte, Minas Gerais.

Representando a Embratur, o diretor de Mercados Internacionais, Marcelo Pedroso, lembrou aos secretários presentes a importância dos estados criarem suas próprias câmaras para garantir a proteção dos turistas. “A exemplo do Governo Federal, do Ministério da Justiça, que criará uma câmara com intuito de esclarecer e planejar ações rápidas relacionadas a questões com o turista estrangeiro durante viagens aos Brasil, sugerimos, então, que os estados façam o mesmo. Com a aproximação dos megaeventos, o país será cada vez mais visado como destino turístico. Por esta razão,  é necessário que todos os setores estejam alinhados para atender da melhor forma o turista que visitar o Brasil”, afirmou.

Além do estimulo à criação das câmaras, o diretor Marcelo Pedroso, aproveitou também para anunciar e esclarecer aos secretários estaduais de Turismo sobre a abertura dos novos editais para os convênios Chamamento de Munícipios e Voo Charters, para os estados e municípios. Com o anúncio, os secretários sugeriram à Embratur a realização de seminários para esclarecer as normas dos editais. “ É uma sugestão interessante, que será levada ao presidente, Flávio Dino. É de interesse da Embratur que todos os estados tenham a possibilidade de utilizar a verba”, concluiu o diretor. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário