Uma das áreas que mais se desenvolve quando o assunto
é marketing de serviços é o setor do turismo. Aqui no
Ceará, ações como
o Fórum do Turismo demonstram como é importante esta área ter
profissionais engajados na arte-ciência do marketing.
O serviço é algo intangível e nele se encaixa perfeitamente
o turismo (você compra uma estadia num hotel, em frente a uma bela
praia, mas não leva nada fisicamente disso, a não ser boas recordações das
férias!), setor onde há de se ter estratégias específicas para os dois dos
objetivos maiores de todo marketólogo: encantar e reter clientes.
Uma das populações mais importantes para se trabalhar os
desejos é a da terceira idade. Nossos avôs e avós estão cada vez
mais sendo vistos como clientes preferenciais neste setor, afinal muitos
já estão com a vida financeira estável, são aposentados e não estão presos
ao fator tempo, ou seja, podem estar viajando e conhecendo
muitos locais o ano todo (o que ajudaria a combater o problema da
sazonalidade do setor). Este tipo de turista exige um modelo especial de
estratégias, pois há limitações que devem ser respeitadas, como por
exemplo a alimentação. Imagine um grupo de senhores e senhoras vindos ao
nordeste e, na hora do almoço descobrem que o restaurante do hotel
apresenta um cardápio recheado dos melhores pratos regionais. Bom, para
hóspedes mais jovens seria um almoço maravilhoso, mas para quem possui
pressão alta, deve controlar colesterol e manter os níveis de açúcares no
sangue moderados, será uma péssima – e perigosa – refeição.
Muito deve ser pensado a respeito de como receber bem estes
brasileiros e estrangeiros apaixonados por viagem,
mas que requerem muitos cuidados. O marketing pode ajudar nisso, com
estratégias que valorizem tais clientes, para que se apaixonem pela
visita, tenham suas expectativas superadas e ainda tenham vontade de
voltar.
Eis algumas estratégias:
Hotéis e pousadas com poucos andares e/ou com rampas e
elevadores;
Cardápios adaptados, com pratos com níveis de sal e gordura
controlados;
Piscinas com barras de apoio;
Eventos musicais, dançantes e de socialização;
Treinamento especial para garçons, recepcionistas e gerentes
para atendimento especializado aos hóspedes da terceira idade;
Material gráfico de publicidade (para agências) com letras
maiores.
Obrigado pela indicação e divulgação!
ResponderExcluirQualquer interesse, entro em contato.
ABRAÇO!