quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Centro Tecnológico de Apicultura e Meliponicultura do RN ganha reconhecimento!



Funcionando nas dependências da Fazenda Experimental da Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA), localizada em Alagoinha, zona rural de Mossoró, o Centro Tecnológico de Apicultura e Meliponicultura do Rio Grande do Norte (CETAPIS-RN) é a mais nova entidade de Utilidade Pública Estadual.

O reconhecimento foi feito pela governadora Rosalba Ciarlini. “Trata de uma importante conquista para nós que nos dedicamos à consolidação das atividades do Cetapis em prol do desenvolvimento da apicultura e meliponicultura do Rio Grande do Norte”, afirmou o presidente do Cetapis, o professor Lionel Segui.

O professor Lionel Segui enalteceu ainda o trabalho do deputado Fernando Mineiro, pela a ação do parlamentar junto a Assembleia Legislativa, para o reconhecimento do Cetapis com entidade de utilidade pública. “É notório o fato de que em menos de um mês de tramitação da documentação pertinente o deputado Mineiro conseguiu a aprovação do decreto pelo Poder Legislativo e promulgação da Lei pelo Executivo Governamental, publicada em Diário Oficial, fato que demonstra um reconhecimento e liderança parlamentar junto ao Governo”, considerou o professor Lionel Segui.

Criado em 2008, o Centro Tecnológico foi instalado inicialmente como CETEC - Centro Tecnológico de Apicultura, com recursos do MCT (Ministério de Ciências e Tecnologia) e em parceria com a Ufersa, o Sebrae-RN, Governo do Estado do RN, Fapesp, Prefeitura Municipal de Mossoró e, a partir de 2010, também com recursos do Banco do Nordeste. Conta com um Laboratório Central, uma Casa de Estagiários e Casa do Pesquisador e Laboratório de Processamento de Cera moldada.

Inicialmente foram programadas atividades relacionadas à apicultura, com recursos do Projeto Pró-Rainha, sendo as instalações dos laboratórios e apiários experimentais realizadas sob a coordenação do professor-doutor Lionel Segui Gonçalves, docente da USP de Ribeirão Preto com a colaboração dos pesquisadores dr. David De Jong, também da USP e professor-doutora Kátia Peres Gramacho, docente da Fundação Universidade Tiradentes, de Aracaju. A partir de 2010, o Centro Tecnológico passou a ser denominado Cetapis-RN quando passou a abranger também as atividades relacionadas a meliponicultura, ocasião em que foi instalado um Meliponário com mais de 100 colônias de abelhas sem ferrão instalado próximo ao Laboratório Central.

O Laboratório Central apresenta uma Sala de Seminários com recursos audiovisuais e internet, um Laboratório de Produção de Rainhas e Inseminação Instrumental de rainhas, um Laboratório de Pesquisas sobre comportamento de abelhas Apis mellifera para estudos de enxameação, um Laboratório para estudos de comportamento de Abelhas sem ferrão, um Laboratório de Palinologia e de análise de produtos das abelhas, um Laboratório de Processamento de Cera Moldada.

O Cetapis apresenta ainda, em outra área da Fazenda Experimental, três apiários experimentais nos quais estão instaladas mais de 100 colmeias de abelhas africanizadas Apis mellifera e um apiário especial coberto, para estudos de enxameação, um banco de rainhas selecionadas com colméias recrias modelo Ribeirão Preto para produção em série de rainhas de abelhas africanizadas e um meliponário com mais de 100 colônias de abelhas sem ferrão.

O Centro já capacitou em suas instalações na Fazenda Experimental da Ufersa, entre 2008 e 2011, mais de 300 pequenos produtores (apicultores e meliponicultores) do Estado do RN, oferecendo cursos teórico-práticos intensivos de 30 horas sobre Fundamentos de Apicultura e Meliponicultura com apoio do Sebrae-RN e colaboração da Ufersa. Além dos cursos de capacitação o Cetapis vem fornecendo aos apicultores de todo o Estado do RN cera moldada pura, de primeiríssima qualidade, na base de troca, além de rainhas de abelhas africanizadas selecionadas descendentes de rainhas matrizes de um Banco de Rainhas (Banco de Germoplasma) mantido mediante programa de melhoramento ( Projeto Pró-Rainha ) baseado no comportamento higiênico das abelhas.

Atualmente o Cetapis, além das capacitações, fornecimento de cera moldada, análise de produtos das abelhas, fornecimento de rainhas etc. esta se organizando para fornecer aos pequenos produtores do RN (apicultores e meliponicultores) toda a assistência técnica relacionada à apicultura e meliponicultura no sentido de proporcionar aos pequenos produtores do RN um aprimoramento de seus conhecimentos sobre metodologias modernas e exploração mais racional de suas atividades no agronegócio apícola.

FONTE: GAZETA DO OESTE


Nenhum comentário:

Postar um comentário