No final de agosto, a ComScore, empresa especializada em
medições do mundo digital, publicou um estudo sobre o mercado de turismo online
no Brasil. Os resultados são interessantes e mostram a força da internet para o
mercado de viagens.Segundo o estudo, 16,5 milhões de brasileiros navegaram em
sites de turismo em julho de 2012, registrando aumento de 18% em relação ao ano
anterior. Trata-se de um número recorde de brasileiros, que usa a web para
planejar e comprar viagens. Dentre os sites mais visitados, estão os de
companhias aéreas, reservas de hotel e agências de turismo online. O site
HotelUrbano foi o mais visitado pelos brasileiros, com 3,1 milhões de
internautas em um único mês. O Decolar.com ocupa a segunda posição, com 2,3
milhões de visitantes e a TAM, no terceiro posto, recebeu a visita de 2,8
milhões de usuários. A tabela a seguir apresenta os números de visitantes dos
sites brasileiros mais visitados.
A pesquisa não incluiu tráfego originado em computadores
públicos, nem os acesso de celulares, o que poderia apresentar resultados
surpreendentes. Além do número expressivo de internautas navegando pelos sites
de turismo, chama a atenção a posição de sites que disponibilizam informações
turísticas atingirem público maior que da Azul, por exemplo. Este é o caso do
Adoro Viagem, que publica informações de vários destinos e também o site
Melhores Destinos, especializado em informações sobre companhias aéreas e suas
rotas, promoções, milhagens, etc. Sabemos que muitos blogs de viagens, como o
Viaje na Viagem, A Janela Amarela, dentre outros, também são acompanhados por
milhares de usuários. Isto mostra que os brasileiros gostam de pesquisar sobre
o destino, conhecer o relato de pessoas em quem confiam para tomar suas
decisões, e, portanto, chegam à agência de turismo muito bem informados sobre o
produto que desejam adquirir.
Um terço dos usuários de sites de turismo têm entre 25 e 34
anos, enquanto que os usuários na faixa de 35 a 44 representam 23% do total de
internautas. São Paulo responde por 32% dos visitantes de sites de Turismo,
seguido pelo Rio de Janeiro, com 13% e Minas Gerais, com 7%. O número de turistas
que pesquisam, compram e compartilham informações na web só tende a crescer. As
empresas de qualquer porte e área de atuação que desejam fazer parte do mercado
online têm que traçar suas estratégias, investindo em site eficiente,
e-commerce, mídias sociais e outras ferramentas de marketing digital. Bill
Gates já anunciou: “Em alguns anos vão existir dois tipos de empresas: as que
fazem negócios pela internet e as que estão fora do mercado”. Em qual deles
estará a sua empresa?
Nenhum comentário:
Postar um comentário