quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

MUNICÍPIOS DO RN SELECIONADOS – ISDM


A seguir apresentamos dados selecionados de municípios da região oeste referentes ao ISDM – 2000 e ISDM – 2010.

Vale destacar que o ISDM é um indicador bastante consistente, considerou-o mais adequado que o índice FIRJAN, pois contempla uma série mais ampla de informações. Dos municípios selecionados para amostra, apenas Portalegre e Alexandria apresentaram um desempenho pior no período. No caso de Portalegre a dimensão que mais piorou foi a saúde e segurança e em Alexandria foi a dimensão trabalho.

Os demais municípios selecionados melhoraram o desempenho. O que mais melhorou foi Rafael Fernandes, embora tenha piorado na dimensão educação (aspecto que certamente comprometerá, caso não sejam tomadas medidas corretivas, o desenvolvimento municipal). Pau dos Ferros também apresentou uma redução no desempenho da educação e, principalmente, por este aspecto não alcançou um desempenho mais robusto, embora mantenha o melhor ISDM dos municípios selecionados.

Vale destacar que Pau dos Ferros melhorou em todas as dimensões, exceto educação, e com desempenho mais significativo para os avanços na dimensão saúde e segurança. O município superou a média do estado (4,43), aliás, foi o único da amostra que conseguiu tal desempenho.

Destaquem-se também os avanços alcançados pelo município de Riacho da Cruz nas dimensões segurança e saúde e educação. Outro destaque não muito alvissareiro é a posição incômoda que São Miguel ocupa na amostra. Mesmo Portalegre e Alexandria tendo piorado no período, ainda assim, ficaram à frente de São Miguel.




H - HABITAÇÃO
R - RENDA
T - TRABALHO
S-S - SEGURANÇA E SAÚDE
E - EDUCAÇÃO



Nenhum comentário:

Postar um comentário