domingo, 30 de dezembro de 2012

FESTA DE SÃO SEBASTIÃO 2013 DA COMUNIDADE BAIXA DO FOGO - JOSÉ DA PENHA/RN




10 Anos de Evangelização e Crescimento Eclesiástico

É com grande entusiasmo que nos aproximamos do décimo ano de caminhada pastoral de nossa comunidade. E, mediante tantas graças alcançadas, temos inúmeros motivos para festejar a vida louvando ao Deus de amor que reina sobre nós e orienta esta caminhada redentora.

Comentar de forma temporal é uma forma simbólica de recordar os passos dessa comunidade que sobressaiu-se a tantos contratempos e continua crescendo em sua dimensão eclesiástica e social. Mas para tanto, foram necessárias muitas mãos de homens e mulheres de boa vontade que se uniram ao único e verdadeiro propósito: AMAR AO PRÓXIMO E CAMINHAR CONFORME JESUS NOS ENSINA.

E a forma de concretizar esse projeto, vem se dando de diversas maneiras. Por exemplo: A construção da Capela de São Sebastião. Uma construção que, em 2013 entra para seu 8º ano de obras, e contempla a ação de muitas forças empenhadas e muito carinho para dedicar a Deus um templo que represente a dimensão da vida cristã, o respeito e o compromisso com os sacramentos e que conforte os fiéis devotos que ali se reúnem num ritual redentor. Ao olharmos para o templo de nossa comunidade é possível identificar quanto amor foi empenhado e quanta fé existe nos corações daqueles que dedicam seu precioso tempo contribuindo com a continuidade dessa história. A existência desse templo, é um dos grandes motivos pelos quais damos graças. Pois, em janeiro de 2004, quando foi celebrada a primeira festa de São Sebastião, não tínhamos sequer iniciado as obras de construção.

Ainda, vemos a expressão concreta dessa evangelização através da formação dos grupos pastorais. A começar pela Pastoral da Juventude, onde temos o grupo GIAC, a comunidade ganhou outros grupos que são pilares de sustentação da fé, da caridade, da fraternidade e da igreja, a saber: grupo de Cânticos ANJOS DE DEUS, O grupo de oração que, mais tarde, mudou-se no TERÇO DAS MULHERES, o TERÇO DOS HOMENS, COROINHAS, MINISTRAS ESTRAORDINÁRIAS DA EUCARISTIA e o indispensável trabalho da COMISSÃO PASTORAL ADMINISTRATIVA.

Eleito pela preferência de grande maioria dos moradores da comunidade, São Sebastião é um exemplo de amor, fé e esperança. Acreditamos que o martírio de São Sebastião o tornou muito próximo de Deus e, por isso, recorremos que ele interceda por nós. São Sebastião, igualmente aos demais santos da igreja, nunca quis ocupar o lugar que pertence unicamente a Deus. Foi ele um grande imitador de Jesus; doou sua vida para defender a verdade; com muita coragem e determinação, revestiu-se do Espírito Santo e enfrentou a o egoísmo humano. E por isso, perdeu sua vida na terra. Mas, garantiu a vida eterna.

Somos todos responsáveis pela preservação e continuidade dessa história. Pais, mães, filhos e filhas, pessoas de todas as idades, gêneros e raças foram incumbidos dessa missão desde o dia de seu batismo. Portanto, seja qual for o nosso papel no desempenho da evangelização na comunidade, tudo deve ser feito da melhor forma possível. Pois, é difícil retribuir as graças que recebemos, mediante a grandeza da generosidade de Deus. Mas, caminhamos adiante confiantes de que todos os esforços empenhados tem caráter redentor. E redenção é uma necessidade para nós.

Fonte: http://movimentojovemjp.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário