sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Copa 2014: Só 8% das obras de transporte têm verba liberada!



Apenas 8,3% dos R$ 7 bilhões de empréstimos previstos para obras de transporte urbano da Copa-2014 foram liberados até o fim de setembro, faltando 21 meses para o evento. O dado consta do mais atualizado relatório de fiscalização do TCU (Tribunal de Contas da União) sobre os gastos para a realização do evento cuja previsão é despender R$ 27,3 bilhões.

Das 44 obras de transporte urbano, apenas seis tiveram alguma liberação de recursos até o mês passado. Cinco delas não têm sequer contrato assinado entre a Caixa, órgão financiador, e os órgãos públicos responsáveis pela execução. Pelo menos duas obras de mobilidade já foram retiradas da programação da Copa porque não ficariam prontas até o evento.

Segundo o relator do processo, ministro Valmir Campelo, as obras de mobilidade urbana - em geral construção de BRT’s e metrôs leves - são as que mais preocupam para a Copa e parte delas não ficará pronta até junho de 2014. Campelo criticou o Ministério das Cidades, responsável pelas obras de mobilidade urbana, informando que ele não fiscaliza o andamento dos projetos, apenas recebe relatórios dos estados e municípios responsáveis.

Com informações: Novo Jornal

Nenhum comentário:

Postar um comentário