Conhecemos algumas iniciativas sustentáveis no mercado
turístico, que visam minimizar os impactos negativos produzidos pelas viagens
mundo afora. Ainda temos muito a evoluir e é melhor começarmos a pensar em
sustentabilidade agora, antes que a sustentabilidade nos obrigue a mudar.
Diversos empreendimentos hoteleiros no Brasil (geralmente de
pequeno ou médio porte) desenvolveram e implantaram programas de
sustentabilidade. Em geral, as medidas têm como objetivo reduzir a emissão de
poluentes, reciclar materiais, reduzir o consumo de energia e apostar nas
energias renováveis, como aquecedores solar, lâmpadas econômicas, dentre
outras. Também há empreendimentos que investem no aproveitamento dos resíduos
orgânicos para compostagem, utilizam produtos de limpeza que não agridem o meio
ambiente, promovem a economia de água, etc.
A norma NBR 15401 Meios de Hospedagem – Sistema de Gestão da
Sustentabilidade, foi criada pela ABNT para certificar hotéis e pousadas que
desejavam adotar práticas sustentáveis. Um hotel sustentável precisa estar em
acordo com a legislação vigente, ter cuidados ambientais, dispor de programa de
relacionamento sóciocultural com a comunidade onde está inserido e ter bom
planejamento que garanta sua vitalidade econômica e potencial competitivo.
Recentemente a ABNT lançou a norma NBR ISO 20121:2012, que
visa privilegiar o uso de práticas sustentáveis na organização de eventos de
qualquer natureza. Imagina-se que esta norma será utilizada para a organização da
Copa 2014 e Jogos Olímpicos, em 2016. A ideia é que a norma seja fácil de ser
implementada, auxiliando as empresas nas tomadas de decisões, no que diz
respeito ao uso da sustentabilidade em seus eventos. Companhias aéreas e transportadoras rodoviárias apostam em
programas ambientais, como uma forma de compensação.
A BRAZTOA criou um programa de sustentabilidade para seus
associados, mas ainda não se encontram normas ou mesmo boas práticas
sustentáveis nas agências de turismo. Então, seguem 6 dicas para deixar sua
agência mais responsável:
1) Garanta os direitos da
população que vive no destino turístico
2) Resgate e valorize a
cultura e os valores da população local, promovendo guias locais, artesãos,
agentes culturais, etc.
3) Implante programas de
reciclagem
4) Oriente seus clientes para
usufruir os atrativos turísticos e, principalmente áreas naturais de maneira
responsável. O Passaporte Verde, criado pelo Ministério
do Turismo, pode ser um bom começo.
5) Cuide ou apoie a manutenção
de pequenas áreas verdes, como praças, canteiros, jardins, etc.
6) Divulgue os empreendimentos
que têm boas práticas sustentáveis, tais como hotéis, pousadas, restaurantes,
atrativos turísticos, dentre outros.
É claro que seus clientes vão gostar de saber que sua
empresa investe em ações de responsabilidade social. Então, aproveite e utilize
essas informações no seu site ou nas mídias sociais. A sustentabilidade é uma
preocupação global e muitos consumidores já preferem empresas ambientalmente
responsáveis, socialmente justas e economicamente viáveis!
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