quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Biografia de veterano da II Guerra Mundial será lançada em Natal!



Vida de Emil A. Petr é contada por Rostand Medeiros em 294 páginas. Livro relata infância, vida militar, prisão em campo nazista e missão no RN.

Ele é americano de nascença, mas adotou Natal como sua residência há 43 anos. Até aí, nada de diferente de muitos estrangeiros que mudam de país. O que faz Emil Anthony Petr diferente, é sua história de vida. E somente aos 90 anos de idade, ele decidiu contá-la ao pesquisador Rostand Medeiros, que a transformou em um livro de 294 páginas com pelo menos 250 fotografias, mapas, cartas e documentos oficiais do Exército e Força Aérea Americana, Alemã e Brasileira, intitulado "Eu não sou herói - A história de Emil Petr".

Emil Petr é militar aposentado, filho de pais de origem tcheca e católicos. É natural do estado americano de Nebraska. "Emil era considerado americano de segundo escalão por não ser branco, anglo-saxão e protestante", afirmou o autor da obra, Rostand Medeiros. Emil cresceu alheio à violência num vilarejo tranquilo do frio estado americano. Decidiu alistar-se na Força Aérea Americana ainda muito jovem, após os ataques chineses a Pearl Harbor, no estado americano do Hawai, e preferiu trabalhar numa oficina de carros ao invés de assumir uma posição na infantaria. "Ele não queria olhar no olho do inimigo e matá-lo", detalhou Rostand Medeiros.

Emil Anthony Petr é veterando da II Guerra Mundial
(Foto: Cedida/Divulgação)



Entretanto, diante do seu talento e inteligência, os oficiais superiores o destacaram para estudar no Oficialato da Força Aérea e, em seguida, num curso específico de navegação aérea que o conduziu a uma especialização em operação com radares. Emil era um dos mais competentes navegadores aéreos americanos no ano de 1944 e tinha como função traçar a rota dos bombardeiros no espaço aéreo inimigo. Em uma das suas missões, porém, teve o avião atingido e parcialmente destruído. Ele e os demais tripulantes tiveram que pular da aeronave, antes que ela explodisse ou não tivesse mais condições de voar.

Emil caiu em cima de árvore e ao chegar ao solo, foi recepcionado por uma moça e um idoso, que era o prefeito da cidade de Modra, na Hungria. A moça o ofereceu abrigo. Ele, porém, decidiu seguir com o senhor que também iria ajudá-lo, mas não tiveram tempo. Emil acabou sendo preso por soldados nazistas e conduzido a um castelo que funcionava como campo de refugiados em Budapeste, também na Hungria. Lá, passou oito meses. Não foi morto pois dividia as celas com outros pilotos e navegadores, o que lhes dava certo diferenciamento dos demais presos. Conseguiu a liberdade, voltou aos Estados Unidos e ingressou no Papal Volunteers for Latin American, que em tradução livre quer dizer Voluntários Papais na América Latina.


Simonetti lança livro no RN, 'A Praia da Pipa do tempo dos meus avós'. “Humor Acima de Tudo 2” é um convite à leitura leve e engraçada.

Anos se passaram e Emil voltou ao Brasil como missionário católico. No Rio Grande do Norte, desenvolveu trabalhos com camponeses, crianças, adultos e idosos carentes. Em uma das missões, conheceu sua mulher, com quem dividiu a vida por mais de 30 anos. Não teve filhos e adotou Natal como sua cidade do coração. A história completa da vida de Emil, os segredos da guerra, o cotidiano num campo de refugiados, os relatos dos momentos mais tristes da maior guerra da história contemporânea, poderão ser lidos no quarto livro de Rostand Medeiros, "Eu não sou herói".

Rostand Medeiros diz que o livro é um convite à leitura envolvente, informativa e interessante.
(Foto: Ricardo Araújo/G1)


De acordo com o autor, Rostand Medeiros, a pesquisa que embasou o livro durou três anos. Foram coletados documentos no Brasil, Alemanha e Estados Unidos. Além do acervo pessoal de Emil em Natal, familiares do ex-navegador de voo contribuíram com documentos e fotografias enviadas dos Estados Unidos e de outros países. Quatro sobrinhos de Emil estarão presentes no lançamento do livro, que será publicado com o selo da Editora Jovens Escribas / Bons Costumes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário