terça-feira, 4 de setembro de 2012

Turismo ferroviário em debate!






O Ministério do Turismo vai realizar chamada pública para selecionar projetos de implantação de trens turísticos no país. O anúncio foi feito pelo diretor do Departamento de Estruturação, Articulação e Ordenamento Turístico (DEAOT) do MTur, Ítalo Mendes, durante reunião do Grupo de Trabalho de Turismo Ferroviário, realizada na quarta-feira (29) em Brasília. 

Segundo ele, os termos do edital da chamada pública estão sendo definidos. A previsão é que o lançamento ocorra até o final deste ano.  Os projetos de trens turísticos que já tramitavam no ministério serão analisados com prioridade. Outro ponto discutido na reunião foi a necessidade de dar agilidade ao processo de avaliação das propostas encaminhadas ao MTur.

“Os trens turísticos contribuem para o resgate da história do transporte ferroviário no Brasil e surgem como um catalizador do desenvolvimento cultural dos destinos brasileiros”, afirma Ítalo Mendes. Ele enfatiza que o GT representa uma conquista por  conseguir colocar todos os órgãos responsáveis pelo tema juntos e, com isso, garantir a participação dos diversos segmentos na estruturação do turismo ferroviário.

Participaram da reunião, entre outros, representantes do Ministério dos Transportes, Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV), da prefeitura de Vitória (ES), Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional (IPHAN), Secretaria de Patrimônio da União (SPU) do Ministério do Planejamento, Inventariança da Extinta Rede Ferroviária Federal S.A. (Reffsa) e da Associação Brasileira de Operadores de Trens Turísticos Culturais (ABOTTC).
ASCOM

Nenhum comentário:

Postar um comentário