quinta-feira, 10 de maio de 2012

Empresas de Mossoró conquistam selo ISO




Convênio do Sebrae com a Petrobras qualifica micro e pequenas empresas para a certificação de nível internacional

O desejo de se diferenciar dos concorrentes e se qualificar para atender grandes companhias do setor de petróleo levou um grupo de empresas do Rio Grande do Norte a buscar a certificação de nível internacional. As solicitantes integram a Redepetro-RN, que reúne empresas da cadeia produtiva do setor. 

A Conel Engenharia, a Oxigás e a Progel receberam a ISO 9000, que certifica a qualidade da gestão das empresas. A Plasma Diagnósticos conquistou a ISO 14000, que regula a gestão ambiental dos empreendimentos. Os quatro estabelecimentos foram auditados pelo Bureau Veritas Certification após capacitação realizada pelo Sebrae no Rio Grande do Norte

A acreditação faz parte das estratégias do projeto da Cadeia Produtiva do Petróleo, Gás e Energia, desenvolvido pelo Sebrae em parceria com a Petrobras. A iniciativa desenvolve ações para abrir mercados e dar mais competitividade às prestadoras de serviços do setor. Com a conquista das quatro empresas de Mossoró, sobe para 42 o número de empresas atendidas pela instituição que já obtiveram os certificados ISO ou a OHSAS 18000, ligada à área de saúde e segurança. A expectativa é que outras três empresas da região, a JPatrício, a G&C Manutenção e a Conel, sejam avaliadas em maio para receber a ISO 14000.

“A certificação é um diferencial competitivo. A ISO soma um conjunto de normas internacionais que comprovam a qualidade da empresa”, explica o gestor do projeto da Cadeia Produtiva do Petróleo, Gás e Energia no estado, Edilton Cavalcanti. Segundo ele, a preparação dura cerca de oito meses. Uma consultoria credenciada pelo Sebrae orienta as candidatas às certificações. Depois disso, as empresas se inscrevem para a avaliação. Atualmente, dez MPE ligadas à cadeia produtiva passam pela preparação.

Os recursos para a capacitação são provenientes de um convênio do Sebrae no Rio Grande do Norte com a Petrobras. O acordo prevê o investimento de cerca de R$ 1,3 milhão de 2009 a 2012. A parceria deverá ser renovada até 2014, com a aplicação de mais R$ 1,5 milhão. Desde o início do projeto, há sete anos, já foram preparadas mais de 105 empresas do estado. “Queremos fomentar a qualidade dos negócios com base nas exigências dos grandes compradores do setor”. afirma Cavalcanti. 

 
Serviço:
Sebrae no Rio Grande do Norte (84) 3616.7910
www.rn.agenciasebrae.com.br
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800 


Nenhum comentário:

Postar um comentário