quinta-feira, 5 de abril de 2012

Genipabu - Extremoz!




A praia de Genipabu, a 25 km de Natal, é a mais famosa do Estado. O passeio de bugue pelas suas dunas, com parada para observar a linda vista da sua lagoa, é a principal atração turística do Rio Grande do Norte.

A maioria dos turistas faz o passeio de bugue pelas dunas móveis, uma espécie de “montanha russa”, que pode ser “com ou sem emoção”. Com emoção, as manobras são radicais. É pura adrenalina.  Somente os bugueiros profissionais credenciados pela secretaria Estadual de Turismo (Setur) podem realizar os passeios no Parque das Dunas, área particular de preservação ambiental.

Na praia de Genipabu tem ainda passeios de dromedários e de jangadas, além do “esquibunda”.Na área da praia, próximo ao boxe da APCBA, que faz passeios de bugues nas dunas móveis, tem várias barracas à beira-mar. Em Genipabu, não deixe de visitar a lagoa de Genipabu, que no passeio de bugue é vista do alto da duna.  A Lagoa fica na Área de Proteção Ambiental (APA) de Genipabu, administrada pelo Núcleo de Unidades de Conservação do Idema (Instituto de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte).

Para visitar a lagoa, o Idema cobra uma taxa de R$ 3,00 por pessoa. O horário de visitação é das 8 às 16 horas, com os visitantes podendo ficar até às 17 horas. As trilhas na lagoa e mata estão mal conservadas, mas o visual da área das dunas vale o ingresso. O banho na lagoa está proibido, sob alegação de que existem jacarés em suas águas. Um turista que visitou a lagoa e prefere não se identificar, gostou muito do lugar, mas questionou a proibição do banho.

Para ele, ao invés de proibir, o Idema deveria era retirar os jacarés da lagoa, já que ali não é o seu habitat natural.  Depois de Genipabu, atravessando a Barra do rio Ceará-Mirim em balsas rústicas, chega-se às praias de Graçandu e Pitangui, essa uma vila de pescadores. A lagoa de Pitangui é ótima para banho e fica em meio as dunas. O acesso é feito de bugue ou de carro por estrada de terra a partir da praia de Pitangui ou Graçandu. À margem da lagoa tem restaurante e quiosques, além de caiaques e jetsky ecológico, movido a bateria.


 




Nenhum comentário:

Postar um comentário