A praia de Perobas, no município de Touros, está localizada em uma área com muitos coqueiros, que conserva a tranqüilidade de uma vila de pescadores. Distante 78 km de Natal, cujo acesso é pela BR-101 em direção a Touros, a vila de pescadores de Perobas é bem sossegada, onde ainda é possível ouvir o som que o vento tira das folhas dos coqueiros.
O acesso pela praia do Rio do Fogo é mais perto. São cerca de 3 km da praia do Rio do Fogo até Perobas, em estrada de terra. Da BR-101 até Rio do Fogo, o percurso de cerca de 5 km é asfaltado. Em Perobas, a pesca com rede na praia reúne famílias e amigos de pescadores. Os restaurantes Vozinho e Perobas Chalés estão localizados à beira-mar, oferecendo comida caseira com peixe, camarão do mar, lagosta e arraia.
Os clientes podem ficar nos quiosques cobertos com palhas de coqueiros espalhados pela areia da praia. Distante 5 km da costa, estão os corais, também conhecidos por parrachos de Rio do Fogo, uma área de beleza rara, a principal atração da região.
Na maré baixa, a profundidade nos parrachos pode chegar a 30 centimetros em alguns pontos, em outros, mais fundos, dá para mergulhar com máscara e snorkel para observar peixes coloridos, arraias, lagostas e outros animais marinhos. A água é transparente. Os passeios de lancha ou de jangadas para os parrachos podem ser contratados na Perobas Aquática, que fica na beira-praia.
Touros
Entre a praia de Perobas e Touros, são cerca de 15 km. No percurso ainda tem as praias das Garças e Carnaubinha. Depois de Touros, vêm as praias do Calcanhar, Cajueiro e São José.
Na praia do Calcanhar. a 6 km do centro de Touros, está localizado o Farol do Calcanhar, o segundo maior do mundo, com 62 metros de altura. A sua construção teria sido em 1908 e em 1945 passou por uma reforma, ganhando sua forma atual de tronco piramidal. São 277 degraus numa escadaria em caracol até uma plataforma de observação no seu topo e outros 21 degraus de uma escada até chegar a sua lâmpada, num total de 298 degraus.
O foco de luz desse farol pode atingir 22 milhas náuticas (cerca de 37 km), alertando os navios para a formação de corais a 7 km da costa entre Touros e Caraúbas, onde muitas embarcações no passado já naufragaram.
O foco de luz desse farol pode atingir 22 milhas náuticas (cerca de 37 km), alertando os navios para a formação de corais a 7 km da costa entre Touros e Caraúbas, onde muitas embarcações no passado já naufragaram.
O farol está localizado na Ponta do Calcanhar, conhecida como a “Esquina do Brasil” ou a "Esquina do Continente", onde também se dá o início da BR-101 em direção ao Rio Grande do Sul, numa extensão de cerca de 4.500 km.
As visitas só aos domingos, das 14 às 17 horas, quando a Marinha permite a entrada em sua área. O acesso é pela BR-101, no seu marco zero, pegando uma estrada de terra à direita. O município de Touros tem cerca de 30 mil habitantes. Na cidade, na praia urbana, tem a pousada Atlântica e dois bons restaurantes, o Castelo Bar e Restaurante e o Aquárius Restaurante Bar Clube.
Pela BR-101, Touros está a cerca de 90 km de Natal.
IMAGEM:
Nenhum comentário:
Postar um comentário