domingo, 25 de março de 2012

Lagoa Nova - RN





Localizado na Serra de Santana, o município de Lagoa Nova tem cerca de 12 mil habitantes e está a 733 metros acima do nível do mar, que proporciona uma temperatura entre 14 e 22O. Celsius. A sede do município está a 211 km de Natal e a 29 km de Currais Novos, que pode ser avistada de um dos mirantes do empreendimento Paraíso Serrano, um condomínio fechado que em apenas um mês comercializou todos os 70 lotes colocados á venda.


O clima ameno de montanha está atraindo para a cidade turistas que curtem o “friozinho” agradável do município serrano e estão fugindo um pouco do calor da região litorânea e do sertão potiguar.


Há um ano, o empresário Gilberto Gomes Medeiros, de Currais Novos, resolveu investir no frio de Lagoa Nova e construiu a sua pousada, que leva o nome de Chalés dos Cajueiros.
Ele conheceu a região a passeio, em 2001, quando descobriu o clima agrádavel da serra e convenceu um grupo de amigos a adquirir uma área de 10 hectares para construir uma segunda residência. "Ao invés da tradicional casa de praia, achei que o mais ideal seria construir uma casa de campo", conta Medeiros. 

Antes da pousada, Medeiros construiu com os amigos o condomínio Portal da Serra com 10 casas de campo, algumas até com lareiras. Com infra-estrutura de piscinas (uma é aquecida) e salão de convivência, o empreendimento ocupa um terreno plano com muitos cajueiros e mangueiras.
O sucesso desse condomínio já está atraído outros investidores, que estão lançando mais empreendimentos imobiliários destinados a um público que deseja ter sua casa de campo numa localização privilegiada no alto da Serra de Santana.  
A região de Lagoa Nova planta principalmente cajueiros, sendo a castanha de caju seu produto de maior exploração. Mas também tem plantio de mandioca, graviola, pinha e maracujá. A maior festa de Lagoa Nova acontece entre os dias 23 de setembro e 4 de outubro, quando é comemorado o dia de São Francisco, o padroeiro do municipio. A data de 2 de janeiro marca a emancipação política de Lagoa Nova, que pertencia ao municipio de Currais Novos.

VALE VULCÂNICO


Entre Lagoa Nova e Cerro Corá, município vizinho também situado no alto da serra, tem o Vale Vulcânico, que recebeu este nome por ter uma formação rochosa característica de região vulcânica. O local já virou atração turística e o seu acesso é feito inicialmente de carro até o povoado de Albino, na zona rural de Cerro Corá, mas que fica mais próximo de Lagoa Nova.


No início da descida da montanha, o carro é deixado numa bifurcação de uma estrada secundária, com o percurso a partir daí sendo feito a pé, numa caminhada de aproximadamente dois quilômetros.
O guia Coelho é quem leva os turistas para conhecerem o Vale Vulcânico de Cerro Corá. Ele pode ser contratado na pousada Chalés dos Cajueiros.

O secretário Municipal de Turismo de Lagoa Nova é o empresário Gilberto Gomes Medeiros, dono dos Chalés dos Cajueiros, que afirma que a sua pousada já está pequena para atender a demanda por hospedagem.
“Já estou convidando empresários para visitar o município e conhecer as nossas potencialidades de turismo de inverno”, comemora Medeiros.

Para o empresário, a natureza, o clima frio e a tranqüilidade da região são atrativos para trazer turistas e moradores de segunda residência para o alto da Serra de Santana.
“Comerciantes, pequenos empresários e profissionais liberais de Currais Novos e Natal são os maiores compradores dos lotes dos vários condomínios fechados que estão sendo comercializados aqui em Lagoa Nova”, explica o secretário de Turismo do município.

Já existe a promessa do governo do Estado em construir uma rodovia asfaltada, a RN-087, ligando os três principais municípios da Serra de Santana, que são Cerro Cora, Lagoa Nova e Tenente Laurentino Cruz. Atualmente, a ligação entre estas cidades é feita em estradas de terra.
Inaugurada no ano passado, a pousada Chalés dos Cajueiros hoje é uma boa opção de hospedagem para curtir o frio da serra degustando fondue ou uma comida caseira servida no seu restaurante.

Entre os meses de junho a setembro, o período mais frio da Serra de Santana, a pousada nos finais de semana não tem mais chalés para atender a demanda de turistas do próprio Estado. As reservas precisam ser feitas com antecedência.
“Estamos atendendo muitos grupos que chegam para passar o fim de semana na pousada, assim como famílias”, explica Maria Eliane, esposa de Gilberto, uma simpática pedagoga que curte conversar com os hóspedes. “O clima aqui na pousada é de uma grande família”, afirma ela.












DE: CLARA SILVA

Um comentário:

  1. esta última foto ,onde tem a piscina com um quiosque da palha é na pousada chalés do cajueiro ou é uma nova estrutura ?

    ResponderExcluir