quinta-feira, 29 de março de 2012

Fafá Rosado presenteia Mossoró - RN, com instalação da Escola de Artes !




Um sonho acalentado há décadas pelos artistas locais vira realidade pelas mãos da prefeita Fafá Rosado. Mossoró já tem sua Escola de Artes Visuais, inaugurada na noite desta terça-feira (27) em comemoração ao Dia Internacional do Teatro. A Escola de Artes, um bem cultural aguardando com grande expectativa pelos mossoroenses, funcionarão na sede do antigo “Ginásio Municipal”, no Centro da cidade.

A histórica cerimônia contou com a presença da prefeita Fafá Rosado, governadora Rosalba Ciarlini, secretário da Cidadania, Francisco Carlos, gerente da Cultura, Clézia Barreto, vice-prefeita Ruth Ciarlini, ator Stênio Garcia – responsável pela aula inaugural da Escola -, demais secretários e gerentes municipais. A classe artística, representada por todos os segmentos dela, fez-se presente, em peso, ao ato.

Emocionada, a prefeita Fafá Rosado iniciou o seu discurso, citando as realizações no seu governo na área da cultura. Ela enumerou a implantação do Corredor Cultural da Avenida Rio Branco, a construção do Memorial da Resistência, a Indústria do Conhecimento, em parceria com o Sesi, a criação da Lei de Cultura Vingt-Un Rosado, a instalação do Conselho Municipal de Cultura e o Prêmio Fomento.

“Como ficamos orgulhos, meus amigos e amigos, ao ver os artistas se apresentando nesses espaços e conquistando novas perspectivas, a partir das nossas realizações. É assim que se trabalha, produzindo e estimulando as artes. Esse é o jeito certo”, disse Fafá Rosado. Segundo a prefeita, a Escola de Artes é um avanço na nossa política de governo, direcionado novas ações para o setor da cultura mossoroense.

E destacou: “Estamos aqui para inaugurar a Escola de Artes, um antigo sonho, que consta em nosso Programa de Governo, com a proposta pedagógica e operacional discutida em um seminário, realizado em 2011. Ainda segundo Fafá Rosado, a criação da Escola de Artes é um reconhecimento a contribuição às artes de pessoas como: Arthur Paraguai, Dr Pedro Ciarlini, Kiko Santos, Augusto da Escóssia e Marieta Lima.

A gerente da Cultura, Clézia Barreto, explicou que a instalação da Escola de Artes teve como objetivo reforçar a cultura local, valorizando as atividades que já são desenvolvidas na área e, principalmente, oferecendo espaço para que novos artistas possam mostrar seus talentos. O secretário da Cidadania, Francisco Carlos, falou sem “sustentabilidade cultural” e o fortalecimento do movimento cultural de Mossoró.

“Esta escola vai atribuir, sem sombra de dúvidas, sustentabilidade cultural para a continuidade e fortalecimento do movimento artístico da cidade. Aqui, a atual e as futuras gerações de artistas serão formadas, para que nunca falte o olhar e a interpretação da vida que só a arte pode nos oferecer”, pontuou o secretário Francisco Carlos.  Ainda discursaram o deputado Leonardo Nogueira, entre outros oradores.

A instituição funcionará com a Escola de Teatro Kiko Santos, Escola de Dança, homenageando Augusto Escóssia, Escola de Música “Pedro Ciarlini” e a Escola de Artes Visuais Marieta Lima.  A grade de cursos e os horários dos mesmos já foram definidos pela Gerência da Cultura, conforme consta em relação ao lado.









Nenhum comentário:

Postar um comentário