quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE - UERN!


 III Ciclo de Palestras do Curso de Turismo da UERN




O III Ciclo de Palestras do Curso de Turismo da UERN em Mossoró/RN tinha como tema: Turismo e Formação profissional e Humana: Motivando o Graduando para o Mercado. O evento foi realizado nos dias 09 e 10 de fevereiro de 2012 das 07h00min ás 11h00mim no auditório da FAFIC, contando com a realização de mesas redondas, palestras e exposição de banner e de fotografias que foi coordenada pela Profa. Claudia Regina Tavares e pela Profa. Salete Gonçalves.  A organização do evento envolveu professores do Departamento de Turismo, além de alunos de todos os períodos do curso, com o objetivo de integrar as turmas e dá maior publicidade ao evento, possibilitando assim o desenvolvimento constante do pensamento crítico, além de minimizar a distância entre os conteúdos da matriz curricular do curso e as habilidades e competências requeridas pelo mercado de trabalho, além de fomentar nos alunos o interesse pela participação neste tipo de atividade.

            No primeiro dia aconteceu o credenciamento, com um total de mais de 106 inscritos, onde todos recebiam um numero para um sorteio de brindes ao término das palestras. Após o momento de abertura do III Ciclo de Palestras, a mesa foi composta pelo Professor. Dr. e Vice Reitor da UERN: Aécio Cândido de Sousa (Depto. De Ciências Sociais/UERN), a Professora. Dra. Ivonete Soares (Depto. De Ciências Sociais/UERN) e a Mediadora Profa Dra. Rita Diana - UFERSA, que comandou a discussão. Logo de inicio a Mesa Redonda foi ministrada pelo Prof. Dr. Aécio tendo como TEMA: Educação: diálogo com o mundo.  A princípio as indagações foram feitas mediante algumas reflexões citadas durante a apresentação: “O homem é um animal gregário” (Aristóteles), e “Ninguém se educa sozinho, os homens se educam em comunhão” (Paulo Freire).  Seguindo um pouco dessas reflexões, houve vários questionamentos, sobre o homem, pois ele precisa dos demais e sozinho ele não poderia dar uma boa contribuição a sociedade, já que a transformação do mundo é obra do homem. É a partir disso, que o homem se transforma por meio do trabalho e é através dele que há uma ligação social. Durante a abordagem foi citado também sobre formação profissional em três dimensões: A dimensão Praguimática compreendida como aquela em que o trabalho é tido como uma forma de sobrevivência; A dimensão ética que diz respeito ao diálogo com o mundo, ou seja, compreender e atender as expectativas do mundo por meio do trabalho e a dimensão epistemológica que se refere à reprodução e superação das invenções já existentes. O palestrante deu muita ênfase à importância da qualificação do turismologo para mudar a imagem do Brasil no exterior mostrando a sua diversidade e potencialidade. Lembrando que durante as discussões tinha a disponibilidade de slides para o melhor entendimento. 

Em seguida a Profa. Maria Ivonete Soares deu continuidade ao evento discutindo o TEMA: As pessoas em primeiro lugar: Desafios para a formação e intervenção profissional. Foi comentando a respeito das expectativas que nos são atribuídas mediante a nossa postura social/ intelectual perante o mundo. Não se esquecendo de mencionar sobre a necessidade de um profissional que contribua para as relações sociais dentre elas a igualdade e a diversidade. Uma das menções que me chamou mais a atenção foi sobre a importância de se criar uma empresa, para que nela sejam desenvolvidas e aprimoradas novas formas de conhecimentos adquiridos durante o curso. Nesse Caso, seria viável se a mesma fosse desenvolvida na área de agenciamento.  Pois, poderíamos desenvolver um trabalho que visasse atender os integrantes do curso, no que diz respeito à procura e construção de pacotes direcionados aos eventos de ensino aprendizagem e lazer realizado na cidade de Mossoró e região. Após este momento foram feitas as considerações finais e um breve intervalo para prestigiar a exposição dos trabalhos no corredor da instituição. 

No segundo momento a palestra foi realizada pela Psicóloga Leni Andrade (Dep. De Assistência ao Estudante - DAE/UERN) tendo como o TEMA: A Importância da Motivação e da Auto-Estima na Formação Humana e Profissional. Embora a motivação e a auto- estima fazerem parte do nosso mundo psíquico, a motivação é uma força intrínseca que reflete nas nossas ações, já a autoestima se refere ao valor que atribuímos a nos mesmos. Os pensamentos, por sua vez, têm influencia direta nos sentimentos e conseqüentemente nas ações, não podemos impedir que o pensamento venha, mas sim que ele crie raízes. Outra questão abordada foi o enfoque social no ter ao em vez do ser, pois, o homem vem priorizando os bens matérias e por sua vez, deixando de lado os valores humanos. Por fim, estas reflexões contribuíram para que tenhamos uma postura mais forte e perseverante mediante os nossos objetivos, em especial, na vida acadêmica, sendo a mesma repleta de obstáculos que nos fazem abater e pensar em desistir. E são diante desta situação que foram encerrados os trabalhos propostos para esse primeiro dia de evento. 

Prosseguindo com os trabalhos, o ultimo dia do ciclo de palestra começou com a apresentação/discussão do relatório de reconhecimento do curso; sensibilização, para a importância da avaliação institucional abordado pela Profa. Rosa Maria Rodrigues Lopes (Depto. De Turismo /UERN) o enfoque da palestra tinha como objetivo explicar como deveria formar profissionais capacitados para gerir e planejar a atividade turística com o foco no desenvolvimento local. Além disso, foi exposto o perfil de competências e habilidades dos profissionais e a estrutura curricular. Logo depois a Profa. Fátima prosseguiu falando sobre o PROAVI – Programa de Avaliação Institucional da UERN que será desenvolvido no período de 17 de Fevereiro á 17 de Março de 2012. Iniciando sua fala, foi mencionado sobre os princípios norteadores de avaliação que são considerados de caráter participativo e voluntário, despertando em toda a comunidade uerniana a importância da referida avaliação para que possam ser melhorados pontos que não estejam atendendo as devidas expectativas. 

Para concluir, a ultima Mesa redonda teve como tema: “Diálogo com o trade turístico”. Desafios e estratégias do mercado, com os seguintes palestrantes: Everton Holanda – Agência de viagens, Alexssander Henrique – Harabelo Viagens e Turismo e Rodrigo Max – Gerente de Hospedagem do Hotel Garbos. Os dois primeiros palestrantes contaram a sua experiência no ramo de agenciamento e sobre o diferencial do serviço. Já o gerente do Garbos explicou como funcionam as instalações e as propostas de melhoraria do hotel. Portanto, os palestrantes deixaram uma mensagem relacionada ao perfil do profissional que deve ter conhecimento, habilidade e principalmente atitude. E ao termino do Ciclo de Palestra, podemos expressar a imensa contribuição que o mesmo nos deixou em todos os aspectos tanto profissional como pessoal, devo frisar também sobre a organização e participação de todos os alunos do curso de turismo da UERN, que foi de caráter satisfatório.


FOTOS 














 

Nenhum comentário:

Postar um comentário