segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

XII ENCONTRO NACIONAL DE TURISMO COM BASE LOCAL!



 "Turismo com Base Comunitária e Inclusão Social"
 07 à 09 de Novembro de 2012 - São Paulo – SP




APRESENTAÇÃO


Buscando contribuir com a ampliação das reflexões sobre o Turismo, este importante e complexo fenômeno de relevantes repercussões nas esferas social, econômica, ecológica, política e cultural, portanto, eminentemente espacial, foi criado o “Encontro Nacional de Turismo com Base Local” (ENTBL). 

Este se caracteriza como um dos mais relevantes eventos acadêmicos de temática turística do Brasil e da América do Sul. O primeiro ENTBL foi organizado em 1997, sob a iniciativa e coordenação da Professora Adyr Balastreri Rodrigues, sendo realizado em maio de 1997, no Departamento de Geografia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP). 

Mesmo tendo sido a primeira edição do evento, além dos brasileiros o I ENTBL teve palestrantes vindos do México, da Espanha, Argentina e Uruguai, e contou com centenas de participantes ouvintes e mais de cem trabalhos inscritos. A qualidade dos trabalhos apresentados no I ENTBL propiciou a publicação de três livros com os melhores trabalhos daquela edição do evento, a saber: RODRIGUES, Adyr (org.). Turismo, Modernidade, Globalização. São Paulo: Hucitec, 1997, p.218; RODRIGUES, Adyr (org.). Turismo e Ambiente - reflexões e propostas. São Paulo: Hucitec, 1997, p.177; e RODRIGUES, Adyr (org.). Turismo e Desenvolvimento Local. São Paulo: Hucitec, 1997, p.188. Estes livros continuam sendo importantes referências nos estudos do Turismo.

A segunda edição do ENTBL aconteceu em Fortaleza-CE, organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Estadual do Ceará (UECE), e repetindo o sucesso do primeiro evento, realizado na cidade de São Paulo, O IIº ENTBL recebeu centenas de inscritos e teve também cerca de cem trabalhos apresentados que resultaram em três livros: CORIOLANO, Luzianeide(org.). Turismo com Ética. Fortaleza: UECE, 1998, p.418; CORIOLANO, Luzianeide(org.). Da Cidade ao Campo: a diversidade do saber fazer turístico. Fortaleza: UECE, 1998, p.376; CORIOLANO, Luzianeide(org.). Turismo e Meio Ambiente. Fortaleza: UECE, 1998, p.407.

A terceira edição do ENTBL aconteceu em Manaus-AM, organizada pelo Departamento de Geografia da Universidade do Amazonas (UAM), em 1999. Repetindo o sucesso das edições anteriores, teve a participação de palestrantes brasileiros e estrangeiros e um grande número de trabalhos apresentados. O livro FERREIRA, Ivani (org.) Turismo: sustentabilidade e novas territorialidades. Manaus: Editora da Universidade do Amazonas, 2001, p. 126, sintetiza as principais contribuições do evento.

O IV ENTBL foi organizado pelo Núcleo de Estudos em Meio Ambiente e Turismo (NEMATUR) e realizado no Instituto Superior Luterano de Educação de Santa Catarina (IELUSC). A referida edição teve como tema “Redescobrindo a Ecologia no Turismo”, mesmo título do livro que foi publicado em 2002 com os melhores trabalhos apresentados em: TAMANINI, Elizabete; BARRETTO, Margarita. “Redescobrindo a Ecologia no Turismo”. Caxias do Sul: EDUCS, 2002, p.131.

O V ENTBL ocorreu em Brasília-DF e foi organizado pelo Departamento de Geografia (GEA-UnB) e pelo Centro de Excelência em Turismo (CET) da Universidade de Brasília (UnB). O tema foi “Turismo e Políticas Públicas” e os trabalhos apresentados resultaram em um livro: SOUZA, Maria J.(org.). Políticas Públicas e o Lugar do Turismo. Brasília: UnB, 2002, p.379. Em 2002 foi realizado o VI ENTBL, organizado pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), em Campo Grande-MS. 

O VII ENTBL foi realizado em Ilhéus-BA e foi organizado pelo Programa de Mestrado em Turismo e Cultura da Universidade de Santa Cruz de Cabrália (UESC) no ano de 2003. Já em 2004, o VIII ENTBL foi organizado pelo Centro Universitário Positivo e pelo Departamento de Geografia da Universidade Federal do Paraná. Durante este evento foi criada uma Comissão Nacional do ENTBL, cujas atribuições dos membros estavam vinculadas com a contribuição do crescimento acadêmico do evento. 

No ano de 2005, o IX ENTBL, realizado em Recife-PE, foi organizado pelo Departamento de Turismo da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), passando a ser um evento Qualis Nacional e deixando de ser anual, para ser bianual, decisão esta que teve como objetivo ampliar ainda mais a qualidade dos trabalhos apresentados.

O X ENTBL ocorreu em 2007, na cidade de João Pessoa-PB, organizado pelo Departamento de Geografia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Este teve mais de quatrocentos trabalhos inscritos e aproximadamente 800 participantes (congressistas). Os melhores trabalhos apresentados no X ENTBL foram publicados no livro SEABRA, Giovanni(org.). Turismo de Base Local: identidade cultural e desenvolvimento regional. João Pessoa: Editora Universitária/UFPB, 2007, p.356. O XI ENTBL foi realizado em Niterói, organizado em conjunto pelo Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e pelo Núcleo de Pesquisa e Extensão do Departamento de Turismo (ENTRETERE) da Universidade Federal Fluminense (UFF).

Cronologia:
1997 São Paulo-SP
1998 Fortaleza-CE
1999 Manaus-AM
2000 Joinville-SC
2001 Brasília-DF
2002 Campo Grande-MS
2003 Ilhéus-BA
2004 Curitiba-PR
2005 Recife-PE
2007 João Pessoa-PB
2010 Niterói-RJ

Em 2012 o XII ENTBL que terá como tema central "o Turismo com Base Comunitária e a Inclusão Social", será organizado pela Sociedade Brasileira de Ecoturismo, e acontecerá em São Paulo - SP. 

A opção pelo tema se justifica pelo fato de que nem todo turismo de base local é de comunidades. Um grande resort, por exemplo, pode ser de base local, mas não é de comunidades, de pequenos vilarejos. Nas décadas de 1980-1990 quando emerge na Europa o estudo da Base Local em contraposição a Base Global surgiu o ENTBL para discutir o Local no Turismo. Nas 2 últimas décadas, no entanto, o local no turismo avançou bastante e emergiu o Turismo Comunitário, entendido como aquele que é criado e gestado por comunidades. Este segmento do turismo tem crescido muito, haja vista as redes que estão se organizando na America Latina e em vários Estados do Brasil. Muitos consideram que o turismo de comunidades é aquele que tem a base mais local. Esperamos que todos possam participar e contribuir com o aperfeiçoamento desse debate no Brasil.



Zysman Neiman
Em nome da Comissão Organizadora.





EIXOS TEMÁTICOS


Os trabalhos serão organizados em Grupos de Trabalhos  - GTs, a partir dos eixos temáticos indicados abaixo.  Inicialmente está previstos um espaço de apresentação para cada GT.  A Comissão  Científica  poderá, de acordo com a quantidade de trabalhos recebidos, duplicar, desmembrar ou reunir grupos de trabalho, ou ainda, de acordo com o conteúdo dos trabalhos aprovados, alocar e alterar trabalhos em GTs que julgar pertinente.

EIXOS:

EIXO 1: EPISTEMOLOGIA DO TURISMO: CONSTRUÇÃO POSSÍVEL?
Turismo e produção científica: paradigmas científicos, métodos e metodologias possíveis. Dialógica e dialética dos sujeitos, agentes e objetos do fenômeno socioespacial do turismo. O paradigma da complexidade como opção para a reflexão sobre o turismo atual. Campos disciplinares de estudo do turismo: inter e/ou transdisciplinaridade? Saber-fazer X saber-saber: o ensino do turismo nos cursos técnicos, tecnológicos e nas universidades.

EIXO 2: TURISMO, PATRIMÔNIO E IDENTIDADES
Este eixo propõe discutir a questão do patrimônio cultural como suporte de identidades sob a perspectiva da imaterialidade e materialidade da cultura, assim como, a valorização turística do  patrimônio sob a perspectiva de gerenciamento do universo simbólico da  sociedade.  Propõe  também, a reflexão sobre  a problemática do agenciamento do patrimônio cultural como suporte de processos identitários de base local, associado a uma sociedade de consumo, na qual, este se realiza como mercadoria e, por conseguinte fonte de divisas para as localidades.

EIXO 3: TURISMO E URBANIZAÇÃO
Pressupomos o turismo como atividade que, mesmo quando não realizada em ambiente citadino, é essencialmente "urbanizadora" face à natureza das relações sociais travadas e mesmo considerando a infra-estrutura de suporte da prática turística. O eixo convida a refletir sobre os processos e conteúdos da urbanização  fomentados pelo turismo e seu diálogo com a base local, envolvendo temas como: o capital imobiliário e a especificidade da segregação socioespacial em cidades turísticas;  city marketing  e representações do urbano; morfologia e as novas centralidades na cidade; os espaços públicos, a cidadania e as políticas urbanas relacionadas ao turismo; paisagens, lugares e territórios da urbanização turística.

EIXO 4: TURISMO EM ESPAÇO RURAL
O desenvolvimento de atividades turísticas no espaço rural está associado ao processo de urbanização que ocorre na sociedade e no transbordamento do espaço urbano para o espaço rural e, neste sentido, "novas" formas de ocupação passaram a proliferar no campo. Destarte, o objetivo deste eixo temático é o de analisar o turismo rural e, como ele vem desempenhando papel importante no processo de transformação desse espaço, como novas re-significações, além de conhecer as características das abordagens da produção familiar e suas estratégias de sobrevivência, sejam através de empregos agrícolas ou não-agrícolas, processos fundamentais para o desenvolvimento do turismo com base local.

EIXO 5: TURISMO E MEIO AMBIENTE
O ecoturismo é uma atividade relativamente nova, sendo a sua normatização também recente, tanto no Brasil quanto no exterior. Muitos ambientalistas o consideram como uma atividade de baixo impacto, mas se for desenvolvido sem levar em conta seus princípios básicos, uma série de danos ambientais poderão ser desencadeados. Esse eixo pretende discutir sobre as políticas e práticas relacionadas o turismo na natureza e sobre a dinamização da economia de regiões  que apresentem recursos naturais com elevado potencial procurando,  paralelamente, promover a conservação do meio ambiente e a inserção das comunidades locais.

EIXO 6: TURISMO E INCLUSÃO SOCIAL
Propomos o debate voltado à compreensão do papel do turismo na recuperação psicofísica e ascensão sociocultural e econômica dos indivíduos, na promoção da igualdade de oportunidades, da eqüidade, da solidariedade e do exercício de cidadania; da inserção de pessoas, grupos e regiões que por motivos variados podem ser considerados excluídos da fruição do turismo. Para isso sugerimos a seguinte abrangência temática: Turismo e inclusão social; deficiência e  acessibilidade; grupos sociais de interesse turístico; histórico do  turismo social; turismo e estratificação social; segmentos populares  em situação de vulnerabilidade; pequenos e microempreendedores do  turismo; efeitos multiplicadores do turismo; políticas públicas de  turismo e inclusão;  Turismo: trabalho formal e informal.

EIXO 7: PLANEJAMENTO E GESTÃO DO TURISMO
Este eixo temático propõe uma reflexão a respeito do planejamento e da gestão do turismo a partir das políticas públicas e dos planos de desenvolvimento turístico, assim como suas repercussões nas  localidades que  vivenciam o processo de  turistificação.  Busca-se ainda, analisar  a dinâmica das inter-relações entre os atores, as metodologias de planejamento participativo, os paradigmas empresariais no turismo, os instrumentos de avaliação, os indicadores, os mercados e a comunidade no turismo com base local. 

Link:
http://www.sbecotur.org.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário