segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Pontos turísticos - RN!

Região Pipa e Tibau


As belezas naturais dessa região são espetaculares, tanto as praias de Pipa e Baía Formosa, as lagoas e rios quanto os parques, local de uma rica fauna e flora de 'Mata Atlántica' e 'Manguezais'. Sem esquecer das falésias que oferecem mirantes fantásticos sobre a costa.


Lagoa de Guaraíra

Com aproximadamente 8km de comprimento e até 2 km de largura, a Lagoa de Guaraíras forma uma magnífica baía que encontra o mar em Tibau do Sul. A visita de barco na baía oferece várias possibilidades de conhecer os manguezais e os parques de camarão, como também se esgueirar nos vários braços do outro lado da baía em direção a Georgino Avelino.  A lagoa de Guaraíra é o lugar preferido dos peixes, crustáceos e camarões que vêm se reproduzir ao abrigo dos mangues, e também de várias espécies de pássaros da região que vêm se alimentar. As vezes podem ser visto também golfinhos.


Praia & cidade Tibau do Sul

A cidade de Tibau do Sul, mesmo estando na passagem em direção a Pipa, mantém sua tranquilidade original. A praia está situada na ponta de Tibau, que possui de um lado a baía e do outro o oceano, de onde vem seu nome 'Tibau' que significa em tupi 'entre duas águas'.  Tibau é localizada sobre uma encosta que domina a baía e o mar sobre as altas falésias. A estrada de Goianinha a Tibau do Sul oferece vários espetáculos naturais, como ipês floridos, vegetação luxuriante e cenas da vida cotidiana das vilas atravessadas. O pôr do Sol sobre Lagoa de Guaraíras visto de Tibau é um soberbo espetáculo que maravilhará todos os apaixonados pelos fenômenos da natureza. Se distinguem os grupos folclóricos e artesanato de redes de pesca, labirinto e renda...


Praia do Madeiro

Maravilhosa praia formada de uma baía rodeada de coqueiros sob lindas falésias de calcário vermelho. Seu nome vem de um rochedo que lembra um tronco de árvore. O acesso a partir da estrada se faz por um pequeno caminho dentro de uma vegetação nativa onde vivem famílias de saguis. As duas extremidades da falésia são ocupadas desde o começo dos anos 90 por hotéis integrados na natureza. A descida começa no alto da falésia por uma escada de madeira de onde podemos admirar o mar e às vezes observar grupos de golfinhos.


Santuário & Baia Golfinhos

O Santuário Ecológico é uma reserva de vegetação nativa, a Mata Atlântica, situada entre Tibau do Sul e Pipa e criada em 1991 por um inglês 'David Hasset' apaixonado pela natureza. Esse parque se beneficia de uma situação privilegiada pela sua localização, sobre as altas falésias de calcário vermelho que dominam a bela praia 'Baía dos golfinhos', de onde podemos admirar o oceano e os grupos de golfinhos, como também as tartarugas marinhas na praia ocupada por pedras.  A reserva de 60 hectares de vegetação primitiva, é um lugar de preservação da fauna e da flora da região. Ele possui também um centro de pesquisa e aprendizagem.



Lagoa da Coca-Cola

Uma das maiores atrações da região de Baia Formosa é o banho na linda Lagoa da Coca-cola. O verdadeiro nome dessa lagoa é "Lagoa de Araraquara", mas foi apelidada de 'Lagoa da Coca-Cola', em razão de suas águas escuras. Essa cor é devida à composição química do solo rico em iodo e ferro e à pigmentação das raízes das árvores ao seu redor.



Mata Estrela

Situada não distante da praia de Baia Formosa, a reserva 'Mata Estrela' é o maior espaço do estado ocupado pela 'Mata Atlântica'. Ela ocupa as dunas em pouco mais de 2 mil hectares ao longo do litoral, e divide o espaço com uma vintena de lagoas de águas límpidas. A mais famosa é a 'Lagoa da Coca-Cola'. A 'Mata Atlântica' é uma vegetação nativa da região ameaçada de extinção da qual não resta no Brasil mais que 7% da superfície original que constituia uma floresta praticamente contínua do Rio Grande do Norte ao Rio Grande do Sul. Este ecossistema constitui uma das maiores diversidades biológicas do planeta, a fauna e a flora que nele existem são específicas e correspondem a algumas espécies raras e muito ameaçadas de extinção.


Baía Formosa

A vila de pescadores Baía Formosa está situada sobre uma falésia que domina a baía e o porto de pescadores, e de onde se aprecia frequentemente o espetáculo dos grupos de golfinhos. Toda a região em torno da vila é rica em belezas naturais, altas falésias, soberba baía, longas praias margeadas de dunas e de coqueiros. A vila é uma excelente opção para os amantes da natureza e da tranquilidade. O espetáculo do por do sol sobre a baía e seus barcos de pescadores é de grande beleza. A atividade da vila está baseada na pesca e na exploração da cana-de-açúcar mais para o interior. As mulheres trabalhem em um artesanado concentrado em torno do crochê e do trabalho com tecidos: 'Tapeçaria de Fuxico' e 'Bolsas de Retalhos'.


                                                            Rio Cunhaú e Curimataú

Esse rio atravessa diversas regiões e cidades (Nova Cruz, Pedro Velho e Canguaretama) depois se junta ao rio 'Cunhaú' antes de se despejar no mar na Barra de Cunhaú onde os dois rios se alargam em várias centenas de metros. Bem antes de chegar à Barra de Cunhaú, depois da cidade de Canguaretama o rio inunda um vale onde as terras são principalmente ocupadas pelos viveiros de camarões. A criação de camarões é uma das principais atividades econômicas do estado. A travessia do rio no vilarejo de Barra de Cunhaú, permite o acesso à uma longa faixa de areira deserta margeada de dunas e coqueiros, tendo em segundo plano uma linda colina, magnífica paisagem, chamada 'Olho d'água'.

                                                                      Barra de Cunhaú


Desconhecida até pouco tempo, o vilarejo de Barra de Cunhaú vem recebendo mais visitantes a cada ano em virtude de sua tranquilidade e da beleza do lugar. Uma parte da praia é reconhecida como santuário ecológico das tartarugas marinhas. A chegada nessa tranquila vila de pescadores é um verdadeiro espetáculo paradisíaco que se mostra aos olhos dos visitantes, um grande estuário de águas calmas dos rios Curimatau e Cunhaú, mar forte que se encontra na barra em frente a vila e vista sobre as espetaculares dunas e grupos de coqueiros. A vila de Cunhaú existe desde uma época remota, primeiramente ocupada pelo povo tupi, em seguida pelos colonizadores portugueses, holandeses e franceses. Um fortim havia sido construído em 1550. A página mais sombria de sua história foi o massacre de 1645 de uma parte da população de Cunhaú. Desde 2007, o 3 de outubro foi declarado como um feriado em memória desses mátires e dos do rio Uruaçu.


Sibaúma

Sibaúma ficou por muito tempo desconhecida. Hoje é beneficiada por sua situação geográfica, lugar de passagem entre duas cidades turísticas, Pipa e Barra de Cunhaú. Sua principal atração é a travesia da balsa do rio Catu. Podemos apreciar um espetáculo da natureza, o encontro do mar com o rio. O nome da vila vem da língua tupi 'a concha preta'. A vila foi, há muito tempo atrás, um quilombo, local de refúgio dos escravos no Brasil, com uma descendência na maioria africana (negros e mestiços) e caboclo (em tupi, filho de homem branco), mestiço de branco com índio. A praia de Sibaúma, praticamente deserta durante a semana, é frequentada nos fins de semana pelos habitantes da vila. Ela fica em frente a um mar agitado, exceto na parte sul, onde o banho é agradável.


Chapadão de Pipa

As falésias chamadas de Chapadão, situadas ao sul da Praia do Amor, formam um terreno plano e sem vegetação, que domina duas praias, a Praia de Minas e a Praia das Cancelas. Desde a parte norte dessas falésias, tem uma espetacular vista sobre a Praia do Amor e do lado sul, sobre a de Sibaúma. É possível chegar a Sibaúma margeando as falésias, desaconselhado aos carros comuns.  A Praia de Minas e a de Cancelas fazem parte de um programa ecológico, o Projeto Tamar, de proteção aos ninhos de tartarugas marinhas que podemos observar entre setembro e janeiro no momento que elas saem da água para vir enterras seus ovos na praia.


Praia do Amor

Essa praia é uma das mais bellas do estado e está situada sob grandes falésias ocupadas por uma vegetação tropical de Mata Atlântica e rodeada em sua base por coqueiros. Essa praia deve seu nome aos primeiros turistas que vinham namorar próximo à baía cujo contorno lembra um coração. Um segundo significado de Pipa vem da forma de uma pedra ao sul da praia.  As praias de Pipa foram exploradas e repertoriadas pelos portugueses a partir de 1505, como referência os rochas de Pedra Bonita e Pedra do Moleque.


Pipa

A magia de Pipa é rapidamente percebida logo que nos aproximamos da vila, primeiro pela beleza da natureza, a cor azul turqueza do mar, a vegetação luxuriante, em seguida pela luminosidade que reina. Viemos também a Pipa para curtir sua noite e sua agitação. De vila de pescadores até os anos 80, Pipa primeiro foi um refúgio dos surfistas. As praias ficando reputadas, os visitantes nacionais e internacionais chegaram trazendo um desenvolvimento rápido do turismo. Pipa continua felizmente um lugar de grande beleza. A tranquilidade da tarde contrasta com a agitação da noite, na alta estação. Os portugueses descobriram Pipa em 1505, e lhe atribuíram esse nome em razão de uma grande pedra da praia que lembrava uma Pipa (vasilha bojuda de madeira para bebidas). Durante o século XVII, a praia foi testemunha de uma batalha naval entre holandeses e portugueses.


Praia do Sagi

Última praia do estado, antes da fronteira com o estado da Paraíba, Sagi deve seu nome tupi a um crustáceo. Ele é formada por um orla praticamente deserta que apresenta um mar forte. A praia é rodeada de belas dunas com uma vegetação que esconde uma bela região de mangues e lagoas, como a Lagoa da Coca-Cola, situada entre Sagi e Baía Formosa, chamada assim por causa de suas águas escuras. Antes de chegar a Sagi, o visitante atravessa toda uma região de campos de cana-de-açúcar, uma das maiores produções agrícolas do estado e cuja história está ligada ao desenvolvimento do estado.

FOTOS: 















Nenhum comentário:

Postar um comentário