terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Os Túmulos Mais Emblemáticos do Mundo !

CURIOSIDADE:
Os túmulos foram criados antes do nascimento de Jesus, pela civilização do Egito Antigo. Eles acreditavam que sepultando os corpos dos faraós em túmulos, iriam imortalizá-los, garantindo a vida após a morte. Outras civilizações posteriores aos egípcios mantiveram a prática do sepultamento como cultura religiosa, mas apenas na Idade Média que foi construído o primeiro cemitério. Os corpos eram enterrados nos adros das igrejas, até que houve uma superlotação, o que começou a causar uma insalubridade extrema e até levou os vivos de encontro aos enterrados. Foi aí que nasceu a ideia de criar os primeiros cemitérios, como conhecemos hoje em dia. 
Seguidores de diversas religiões, como a Católica, Protestante, Judaica, Islâmica e Maçônica, sepultam corpos em túmulos, como uma homenagem póstuma, para que a pessoa seja lembrada eternamente. As pessoas famosas costumam ter seus túmulos como locais de peregrinação para fãs e curiosos, sendo em alguns casos a forma de se estar mais próximo do seu ídolo. Os túmulos dessas pessoas que marcaram a história costumam ser também uma verdadeira obra de arte, prestando uma grande homenagem à alma artística ou influente que esteve em seus corpos. Conheça agora alguns desses túmulos:
AL CAPONE 1899 - 1947 / MAFIOSO


Alphonsus Gabriel Capone, mafioso ítalo-americano que liderou o mais famoso grupo de gângsteres que contrabandeavam bebidas alcoólicas durante a lei seca, instituída durante os anos 20 e 30 nos Estados Unidos. O maior gangster que a América já viu, morreu em 25 de janeiro de 1947, aos 48 anos de idade, vítima de parada cardíaca decorrente da sífilis. Seu túmulo é todo feito em granito cinza, com uma cruz em alto relevo ladeada por filigranas, um trabalho ornamental feito a partir de fios de ouro extremamente finos. Capone foi enterrado no cemitério de Monte Carmelo, no subúrbio de Chicago. Lá estão os túmulos de notáveis religiosos locais como Samuel Stritch e John Cody e de outros criminosos como Vincent Drucci e Sam Giancana.


FEDERICO FELLINI 1920 - 1993 / CINEASTA


O Italiano Federico Fellini foi um dos maiores cineastas que a Itália e o mundo já viram. Com o sugestivo apelido de Il Maestro, Fellini era famoso por fazer grandes críticas sociais em seus filmes, mas sem perder a poesia e a magia do cinema. A obra de Fellini está presente até os dias de hoje no mundo dessa arte e a expressão “Felliniesco” é comumente usada para rotular alguma cena que contenha imagens surrealistas que invadem uma situação normal. O cineasta natural de Rimini morreu em 31 de outubro de 1993, aos 73 anos de idade, após sofrer uma parada cardiorrespiratória. Seu corpo foi enterrado noCemitério de Rimini, em um túmulo feito de bronze em formato de barco esculpido por Aldo Pomodoro, logo na entrada do cemitério.


EVA PERÓN 1919 – 1952 / ATRIZ E LÍDER POLÍTICA


Evita é uma das maiores figuras políticas e históricas dos nossos vizinhos da Argentina. Idolatrada pelo povo, era conhecida como a mãe dos pobres. De infância pobre, renegada pelo pai, Evita conseguiu, ainda na sua adolescência, se tornar uma importante e consagrada atriz de cinema e radionovelas. Sempre lutando por causas trabalhistas, Eva ficou famosa por organizar comícios populares, a fim de forçar a libertação do então vice-presidente da Argentina, Juan Domingo Perón, que havia sido preso pelos militares, por manter uma política voltada aos trabalhadores. Juan Perón foi libertado e se casou com Evita, que se tornou a Primeira-Dama da Argentina e uma figura idolatrada pelos argentinos.
Evita Perón morreu em 26 de junho de 1952 aos 33 anos de idade. Seu corpo inicialmente foi embalsamado e deixado em exposição na Argentina, até que em 1955, após a queda de Juan Perón, seu corpo foi roubado e enterrado em Milão na Itália. Apenas 18 anos mais tarde, seu cadáver voltou para a Argentina, onde ficou exposto por mais algum tempo e foi enterrado no cemitério da Recoleta em Buenos Aires, no mausoléu da família Duarte.


ELVIS PRESLEY 1935 – 1977 / MÚSICO E ATOR


Rei do Rock dispensa comentários sobre sua carreira e sua obra. Durante pouco mais de 20 anos de carreira, Elvis emocionou, divertiu e se tornou ídolo de milhões de jovens espalhados pelo mundo e marcou seu nome definitivamente como um dos maiores astros que a humanidade já viu. Sua carreira foi marcada por inúmeros sucessos, mas também por inúmeros excessos. The King of Rock, era uma pessoa extremamente bipolar, ora simpático e sorridente, ora carrancudo e até mesmo infeliz. Elvis era também hipocondríaco, tinha verdadeira paranóia pela leitura de bulas e afins. Sua morte inclusive está diretamente ligada ao uso abusivo de remédios. 
Ele morreu no dia 16 de agosto de 1977 aos 42 anos, em Graceland, sua mansão no estado do Tennessee nos EUA. A causa de sua morte é um grande mistério até os dias de hoje. Há quem diga que Elvis inclusive não morreu, mas a causa mais provável de seu óbito é uma arritmia cardíaca provocada pela ingestão de vários tipos de drogas, a overdose. Elvis foi enterrado em Graceland, mansão onde vivia, junto com seus familiares, em volta de uma fonte no jardim da mansão.


JOHN LENNON 1940 – 1980 / MÚSICO









Todos conhecem o músico que foi um dos fundadores da maior banda de rock da história da humanidade,The Beatles, e falar dele com menos grandiosidade não dá. Consagrado por formar uma das maiores parcerias musicais que a música já teve, compondo sucesso atrás de sucesso com seu companheiro de banda, Paul McCartney. Lennon também era famoso por sempre estar à frente de causas que visavam a paz, chegou inclusive, a devolver a medalha de membro do império britânico à Rainha Elizabeth, como forma de protesto ao apoio britânico na guerra do Vietnã. Por ironia do destino, Lennon teve uma das mortes mais trágicas, melancólicas e violentas do mundo pop. No dia 08 de dezembro de 1980, quando voltava para seu apartamento em Nova Iorque, John Lennon foi abordado por um fã perturbado que disparou cinco tiros e acertou quatro, provocando assim a morte do ex-Beatle. O corpo de John foi cremado e entregue a Yoko Ono, mas um memorial chamado Strawberry Fields Forever, foi feito no Central Park, em frente ao edifício Dakota onde ele vivia, com a seguinte mensagem: IMAGINE.




JIM MORRISON 1943 – 1971 / MÚSICO
James Douglas Morrison, poeta por natureza, líder da banda norte-americana The Doors. Marcou época, vivendo muito em pouco tempo. Morrison ficou apenas 27 anos entre nós, tempo suficiente, pra conquistar fama internacional permanente, com suas incríveis obras musicais e poéticas. Ele morreu no dia 3 de julho de 1971, na banheira de sua casa após consumir quantidades absurdas de heroína. Jim Morrison foi enterrado em Paris, no Cemitério Père Lachaise um dos cemitérios mais famosos do mundo. Apesar de seu túmulo não ser extravagante e ter uma estrutura simples, ele é um dos  que mais recebe visitas e homenagens.
 

KARL MARX 1818 – 1883 / INTELECTUAL E REVOLUCIONÁRIO COMUNISTA








Karl Marx foi uma das pessoas mais importantes da história contemporânea da humanidade. Um dos principais inspiradores da doutrina comunista, que critica o sistema capitalista que domina a esfera global até hoje. Nascido na Alemanha, Marx morreu em 14 de março de 1883 aos 64 anos, decorrente de doenças respiratórias que carregou durante boa parte de sua vida, como bronquite e pleurisia. Ele foi enterrado em Londres, no Cemitério de Highgate, famoso por suas “catacumbas egípcias” e por guardar o corpo do ex-agente secreto russo Alexander Litvinenko. O túmulo de Karl Marx é feito em granito, com uma placa em mármore branco na parte central e um busto dele, feito em bronze, logo a cima. Um túmulo completo e bonito para os turistas, mas há quem diga que o corpo dele não está mais lá e sim em uma floresta próxima onde só os iniciados conseguem encontrar.
Informações: 








Nenhum comentário:

Postar um comentário