sábado, 7 de janeiro de 2012

CONHEÇA NATAL


No Brasil, diversidade é o que não falta. A culinária, as belezas naturais, a história e as pessoas encantam pelas diferenças que aparecem de região para região. Aqui, o que é diferente nos enriquece. Tão interessante como qualquer lugar do país a região Nordeste atrai pelo sol constante e pela hospitalidade de seu povo. Agora iremos mostrar um pouco das belezas e encantos de Natal. Seja bem-vindo a essa terra maravilhosa e aproveite bem a estada.
 
Noiva do Sol

Natal não é só feita de belezas naturais e sua história é prova disso. Já foi disputada por franceses, holandeses e portugueses. Ficou, durante a ocupação holandesa, conhecida como a Nova Amsterdã. Além disso, teve papel importante na vitória dos Aliados na Segunda Guerra Mundial por ser geograficamente próxima dos continentes africano e europeu. Atualmente, é um grande potencial turístico. A cidade, hoje conhecida como a Noiva do Sol não ganhou esse apelido à toa, já que possui cerca de 300 dias ensolarados e é perfeita para quem adora diversão e também para quem só quer descanso, pois oferece atrações de acordo com o gosto dos visitantes. Proteja-se do sol, traga roupas leves na bagagem e aproveite as maravilhas que Natal tem para oferecer.

 
 Atrações turísticas

Uma das cidades mais procuradas por turistas nacionais e estrangeiros só pode ter muito de interessante, não é mesmo? Então confira as principais atrações dessa cidade que vem conquistando o mundo todo.

Praias

Ponta Negra - litoral sul: uma das praias mais conhecidas da cidade. Possui ótima infra-estrutura de hotéis, pousadas e restaurantes, além de ser palco dos mais badalados agitos noturnos de Natal. É lá que está o Morro do Careca, uma formação de areia e vegetação que possui 120m de altura. A área foi cercada para evitar subidas e, conseqüentemente, a descida da areia, medida que garante a preservação de um dos principais cartões-postais da cidade.

Genipabu - litoral norte: conhecida, principalmente, pelas fortes emoções que seus passeios pelas dunas proporcionam, Genipabu é a união da aventura à belas paisagens. Para quem gosta de adrenalina, os passeios de buggy são uma boa pedida. Já, aqueles que gostam de curtir uma visão paradisíaca, a melhor opção são os passeios de dromedários. Também há o "aerobunda" e o "esquibunda" que oferecem, no mínimo, muita euforia. E já que você está lá não custa visitar a bela Lagoa de Genipabu, considerada um verdadeiro oásis em meio às dunas. A água cristalina e tranqüila é ótima para relaxar depois de um dia agitado.

Maracajaú - litoral norte: bem mais que uma simples praia, Maracajaú é uma vila que ainda preserva suas tradições. Faz parte da Área de Proteção Ambiental (APA) por causa do conjunto de corais em sua costa, os chamados "Parachos de Maracajaú". As águas mornas são convidativas para um relaxante mergulho e para quem deseja conhecer de perto a fauna e flora do lugar.

Pipa - litoral sul: eleita pelo Guia 4 Rodas como uma das 10 mais belas praias do Brasil, Pipa é perfeita para quem busca badalação e aventura. Descoberta pelos surfistas, hoje ela não é só procurada para a prática do surf, oferece, ainda, opções como o kitesurf e o sandboard. Além disso, possui restaurantes, lojas de artesanato, barzinhos e pousadas aconchegantes para acolher aos visitantes.


Patrimônios ambientais

Parque das Dunas: primeira unidade de conservação ambiental implantada no Rio Grande do Norte ocupa uma área de, aproximadamente, 1.172 hectares de mata atlântica. Possui trilhas, nas quais podem ser observados exemplos da fauna e da flora nativa. Além disso, possui um centro de pesquisas, oficina de educação e artes, parque infantil e centro de visitantes com biblioteca, auditório, lanchonete e enfermaria. O parque oferece também atividades de ecolazer, excelente oportunidade para praticar esportes em contato com a natureza. Aos domingos, acontece o Projeto Som da Mata, que promove shows com artistas locais.


Parque da Cidade: O Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte ocupa 64 hectares, localizado entre os bairros de Candelária e Cidade Nova, em Natal/RN. Projetado pelo arquiteto mundialmente conhecido Oscar Niemeyer, a primeira Unidade de Conservação Municipal objetiva preservar uma das principais áreas de recarga de água subterrânea da capital potiguar, constituindo uma das mais belas paisagens dunares do Rio Grande do Norte. Sua estrutura abrange dois estacionamentos (Leste-Oeste), dois pórticos de entrada, cinco trilhas pavimentadas (6,5 km), quatro unidades de descanso, quatro baterias de banheiros, biblioteca, auditório, centro de educação ambiental, um monumento com doze andares, constituindo memorial da cidade e mirantes.


Cajueiro de Pirangi: o maior cajueiro do mundo, que possui uma copa de 8.400m2 e chega a produzir cerca de 80 mil cajus por safra, possui uma anomalia genética que faz com que seus galhos cresçam para baixo e ao atingir o solo criem raízes e continuem crescendo. O local possui um mirante com, aproximadamente, 6m de altura para quem deseja ver a copa da árvore. Há lojinhas de artesanato e passeios com guias que falam inglês e espanhol.
 

Patrimônios histórico-culturais

Forte dos Reis Magos: localizado próximo ao Rio Potengi, o forte, que já foi ocupado pelos holandeses no século XVII, é o monumento mais visitado do estado. Tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional serve de museu e possui uma vista encantadora. Foi eleito pela revista Caras como uma das sete maravilhas do Brasil.

Barreira do Inferno: localizada no alto de uma falésia avermelhada, foi a primeira base para lançamentos de foguetes da América Latina. Hoje, realiza trabalhos de pesquisa espacial para a Aeronáutica e recebe visitantes com horário marcado.

Rua Chile: localizada na Ribeira, era uma das principais ruas da cidade no século XIX. Seus prédios constituem valor histórico e cultural e integram a Zona de Preservação Histórica da cidade. Possui vários bares, restaurantes e abriga várias atividades ligadas à cultura.

Teatro Alberto Maranhão: tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico do Rio Grande do Norte, conserva linhas e elementos da arquitetura francesa do final do século passado, além de cerâmica belga como revestimento do piso de entrada e da platéia. Sua construção teve início em 1898. É o principal teatro do estado.

Eventos

Para quem gosta de folia, como é dito por aqui, o Carnatal, carnaval fora de época, é a melhor escolha. A festa acontece desde 1991 e conta com a participação de bandas de axé, que embalam a noite dos foliões. Mas, se você prefere curtir um programa mais tranqüilo, o FestNatal, Festival de Cinema de Natal, é uma ótima opção. O evento acontece após o Carnatal e promove exibições de vídeos locais e nacionais, mostras competitivas, além de atividades culturais, como apresentação de grupos de teatro de rua, corais, orquesras de violino, entre outros, em vários locais da cidade.

Aliás, evento bom em dezembro aqui é o que não falta. No início do mês acontece o ENE (Encontro Nacional dos Escritores), o Natal em Natal (com apresentação de peças e de vários artistas nacionais) e também o Prêmio Hangar de música brasileira. Outros eventos bons para que gosta de forró são as vaquejadas; festas marcadas pela disputa de prêmios pelos vaqueiros. Os shows são animados por bandas de sucesso e geralmente acontecem no interior do Estado.

Artesanato

O artesanato potiguar é composto por trabalhos em cerâmica, cestarias e trançados de palha seca, couro, madeira esculpida (geralmente santos), pedrarias, rendas, bordados e tecelagem (redes, principalmente).

Gastronomia - Para curtir todos os agitos que a cidade oferece, nada como degustar as delícias que tem por aqui. Ou você vai querer perder essa? Apostamos que não. Então, confira as principais iguarias dessa terra.

Carne de Sol à Moda Potiguar – iguaria diferenciada principalmente pelos acompanhamentos: farofa d'água ou do sertão, arroz de leite, feijão verde ou de corda, macaxeira (mandioca, aipim) frita ou cozida, salada e manteiga de garrafa. Combinação que rende um sabor inesquecível.

Paçoca - Aqui paçoca não é o doce de amendoim que se conhece no sul. Paçoca é, basicamente, uma farofa composta de pedaços de carne de sol desfiada e farinha de mandioca (mais temperos, como cebola, alho, etc).

Cuzcuz com frango - prato composto por farelo de milho cozido, temperado com legumes e frango. Uma delícia.

Tapioca - feita à base de goma de farinha de mandioca, prensada e levemente aquecida em chapa. Pode ser consumida pura ou recheada, geralmente com côco ralado, queijo coalho, carne de sol, frango, ginga, etc.

Doces típicos regionais – doce de leite, de coco verde e de frutas tropicais como caju, goiaba, manga, banana e mamão.

Festival Gastronômico do Beco da Lama – Esse evento geralmente acontece em dois finais de semana. Entre o final de novembro e o início de dezembro. O local é o Beco da Lama (centro da cidade). No evento, além de pratos deliciosos, os freqüentadores podem apreciar uma boa música e mostra de artes plásticas.


Informações úteis:

a) Telefones:
  • Ambulância (SAMU): 192
  • Polícia: 190
  • Bombeiros: 193
  • Defesa civil: 199
  • Táxi: 3213 – 6800 (Natal Taxi), 4005 – 5666 (Rádio Táxi), 3205-4455 (Cooptax)
  • Correios: 3220 2500
  • Delegacia do Turista: 3232 - 7402/7404
  • Aeroporto Internacional Augusto Severo: 3087-1270/1310
  • Rodoviária: 3232-7310/7312
  • Hospital Walfredo Gurgel: 3232-7500/7501
Obs: código DDD local - 84
b) Acessos:
  • Via aérea: O Aeroporto Augusto Severo, a 15 km do centro, recebe vôos das principais cidades do país.
  • Via rodoviária: pela BR - 101 (a partir de Recife e João Pessoa) e pela BR - 116/BR-304 (a partir de Fortaleza).
Obs: você pode circular pagando apenas uma passagem utilizando as estações de transferência espalhadas pela cidade.
Caso opte por um táxi o valor da corrida dependerá da localidade onde está e do destino que quer ir.
Natal - Outras capitais (distância em km):
  • Manaus: 5985 Km,
  • Porto Alegre: 4066 Km,
  • São Paulo: 2947 km,
  • Rio de Janeiro: 2625 km,
  • Brasília: 2.507 Km,
  • Belo Horizonte: 2348 km
  • Salvador: 1.126 Km,
  • Maceió: 572 km,
  • Fortaleza: 520 km,
  • Recife: 280 km,
  • João Pessoa: 180 kM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário