domingo, 13 de novembro de 2011

REGIÃO DO SERIDÓ - RN!

Cidades:

Cerro Corá


Cerro Corá, local de extrema beleza, abriga a nascente do Rio Potengi, onde você irá encontrar o Vale Vulcânico, com os tanques naturais, a Ilha do Sossego, as serras da Rajada e Verde, e  o Açude Elói de Souza, construído em 1937. O município, que tem apenas 10 mil habitantes, está localizado numa área serrana, cerca de 575 metros acima do nível do mar, onde a temperatura, em alguns meses do ano, fica abaixo dos 20°. A região ainda lhe proporcionará a descoberta de sítios arqueológicos com suas inscrições rupestres.

Como a maioria dos municípios do semi-árido nordestino, Cerro Corá teve seu povoamento e formação caracterizados primeiramente pelo ciclo do gado e mais tarde pelo ciclo do algodão. Data do final do século XIX, a construção das primeiras habitações no “Barro Vermelho”, primeiro nome dado à localidade. A povoação passou mais tarde a chamar-se “Cerro Corá”, em homenagem à última batalha da Guerra do Paraguai.


Parelhas


É um município que detém inúmeros recursos minerais, tendo destaque a produção de turmalina, água-marinha, granada, ametista, entre outras pedras semipreciosas. O Planalto da Borborema, um conjunto de serras - das Queimadas, da Coruja, da Areia, do Tibiri, da Maniçoba, das Gargantas, do José Elias e do Maribondo -, revela a beleza virgem do lugar e as diversas oportunidades de passeios: caminhadas, trilhas para jipeiros, cavalgadas e o que a sua imaginação pedir, até sentar-se, calmamente, para se deliciar com o mais belo pôr-do-sol. Imagem que purifica nossa mente e emociona de verdade.

A cidade originou-se da Fazenda Boqueirão, criada em 1865. O sítio era considerado um ponto de encontro de beradeiros com destino à Paraíba e de cavaleiros que passavam com freqüência para a feira de Conceição do Azevedo, hoje, Jardim do Seridó. Havia uma ampla estrada nos caminhos da Fazenda Boqueirão por onde cavaleiros e boiadeiros corriam lado a lado, pegando parelha. Surgiu daí o nome da localidade.


Carnaúba dos Dantas


Além das serras e do grande número de sítios arqueológicos, entre eles o da Pedra do Alexandre e o Xique-xique, você terá a oportunidade de conhecer o maior santuário religioso do Seridó, o Monte do Galo, fundado em 1927, que recebe milhares de peregrinos  todos os anos. Do monte você irá avistar o Castelo Bivar, de arquitetura medieval francesa, que surpreende pelo inusitado. Não deixe também de conhecer a Pedra do Dinheiro, encravada no Sítio Maribondo, responsável por muitas lendas locais. Conta-se que à meia-noite aparece um carneiro de ouro aos pés da pedra fazendo muito barulho. Quem viu, corre até hoje. São histórias e lendas que povoam o imaginário nordestino e que enriquecem a cultura de um povo.

A cidade começou com uma pequena propriedade rural, edificada no começo da década de 1860, pelo casal Antônio Dantas de Maria e Hermínia Maria da Conceição. Em Carnaúba dos Dantas, nasceu o músico e compositor Tonheca Dantas, um dos nomes mais expressivos da história artística do Rio Grande do Norte. Sua obra é vasta e enriquecida pela beleza da melodia de suas marchas, dobrados e valsas, entre as quais "Royal Cinema".


Acari


É considerada a cidade mais limpa do Brasil e abriga um importante acervo religioso do século XVIII. A Igreja de Nossa Senhora do Rosário e o Museu Histórico de Acari, por exemplo, foram tombados pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, em 1964. Esta cidade ainda oferece belas paisagens e uma natureza privilegiada. A Serra do Bico da Arara abriga em suas grutas, de março a setembro de cada ano, milhares de andorinhões, aves migratórias cuja origem ainda é desconhecida. O Açude Gargalheiras, com 40 milhões de metros cúbicos d’água, entre rochas e serras, é um espetáculo de rara beleza rústica.

Outros pontos turísticos, como as serras do Pai Pedro e da Lagoa Seca, também fazem parte do roteiro, assim como as formações rochosas naturais que brincam com a imaginação do visitante, como as pedras da Santa, do Avião e do Sapateiro. No Poço do Arthur, são encontradas inscrições rupestres datadas de dez mil anos. Cercada de montanhas e rochedos, Acari é uma das cidades mais antigas do Seridó. Em 1835, desmembrou-se de Caicó e passou a município. Tem 11.182 habitantes. Antiga aldeia dos índios cariris, seu nome tem origem em um tipo de peixe com escamas ásperas e deliciosa carne branca, comum no rio Acauã, que banha parte da região.

                                                                                                                                                                           

Caicó


Em Caicó, rios, pedras, grutas e serras, como a Serra de São Bernardo, a Serra da Formiga, a Serra da Caridade e a Pedra da Baleia, são cenários perfeitos para o rapel, escalada, rali de motos, mountain bike, acampamentos, trilhas e trekking. Na cultura caicoense, destaca-se a Irmandade dos Negros do Rosário, criada em 1771, que até hoje comemora seus rituais com uma coreografia toda própria, utilizando lanças e danças tribais ao som de tambores seculares.

Destaque também para o artesanato, a Festa de Sant’Ana e o carnaval. Caicó carrega o título de “terra do bordado”, se sobressaindo internacionalmente pela qualidade de seus bordados. Depois de correr, passear e se extasiar com tanta beleza, é hora de provar a extraordinária carne-de-sol e os queijos de manteiga e coalho, além dos deliciosos doces e biscoitos caseiros.

Caicó é o maior município do Seridó e a sua povoação começou na Fazenda Penedo, em 1735. Foi elevada à condição de vila em 1788, sob o nome de Vila Nova do Príncipe. Em 1868 foi alçada à categoria de cidade, recebendo os nomes de Cidade do Príncipe (1868), Cidade do Seridó (1890) e, finalmente, Caicó (1890).


Currais Novos


Serras, picos, barragens, rios, açudes e lagoas vão injetar mais adrenalina à sua viagem pela Região do Seridó, com a prática de esportes radicais: o rapel, no Pico do Totoró, na Serra do Chapéu e na Pedra do Cruzeiro; e o montanhismo nas serras da Catunda, da Acauã e do Piauí. A  Brejuí, uma antiga mina de scheelita, hoje desativada, com 60 quilômetros de túneis e galerias, oferece um espetáculo de cores, proporcionado pelos filões do minério na rocha. As formações rochosas afloram com exuberância, tornando o município conhecido por suas diversas pedras, que são trabalhadas artesanalmente, revelando peças fascinantes.

No artesanato, também se destacam a confecção de jarros ornamentais e filtros de barro e a fabricação de bolsas e tapetes de palha. A festa da padroeira do município, Nossa Senhora de Sant’Ana, em julho, é outro marco da cidade. Situada no Seridó Oriental, na divisa com o estado da Paraíba, Currais Novos tem 41 mil habitantes. Antiga aldeia dos índios canindés e janduís, seu nome deve-se à construção, pelo coronel Cipriano Lopes Galvão, de três currais no local, por volta de 1755, o que estimulou o povoamento. A temperatura média durante o ano é de 28º.


Jardim do Seridó


O município de Jardim do Seridó oferece sítios arqueológicos, com locais para caminhadas, trilhas e passeios de canoas e cavalgadas. Conhecer o rio Seridó, passando pelos escarpados lajedos, onde se descobre um pequeno lago de águas calmas e várias cachoeiras, conhecido como Poço da Moça, é ter a certeza de que a natureza é pródiga e surpreendente. Os atrativos histórico-culturais chamarão também sua atenção, como os casarios, igrejas e sobrados, com arquitetura secular. Os biscoitos caseiros feitos na cidade, conhecidos popularmente como raivas, tarequinhos e sequilhos de goma de mandioca, são apreciados em todo o Rio Grande do Norte.

O povoamento do município começou com a chegada de Antônio Azevedo Maia, nos idos de 1770, que se tornou proprietário de um sítio comprado ao Sargento-Mor Alexandre Nunes Matos e deu-lhe o nome de Fazenda Conceição. Desmembrado de Acari, em 1858, o povoado de Conceição passou a município com a denominação de Jardim, em virtude da existência de um belo jardim cultivado pelo Capitão Miguel Rodrigues Viana. Em 1874, para diferenciar de Jardim de Angicos, o município passou a ser chamado de Jardim do Seridó. A população atual é 9.297 habitantes.


Lagoa Nova


Situada na SERRA DE SANT'ANA, Rio Grande do Norte, a uma altitude de 733m acima do nível do mar, com uma vegetação verde predominando a plantação do cajueiro (um dos maiores produtores do Rio Grande do norte), mandioca, (fabricação da farinha de mandioca consumida em todo o Brasil) graviola e pinha.

Temperatura oscilante entre 14ºC a 22ºC de acordo com o período do ano, sendo o período mais frios de maio a outubro. O turismo está chegando com muita força, sendo mais um segmento para nossa economia.Somos privilegiados pela natureza com belas paisagens e belos panoramas serranos. Aqui promovemos o verdadeiro encontro do Homem com a Natureza.



Nenhum comentário:

Postar um comentário