quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Relatório do I Sigetur:




Relatório referente ao I Seminário Internacional de Gestão e Planejamento Sustentável do Turismo - (Sigetur), realizado dia 16, 17 e 18 de novembro no complexo cultural da UERN – Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, na cidade de Natal – RN.

No dia 16 saímos do Epilogo de Campus da UERN exatamente ás 4h30min. No ônibus da instituição viajaram 36 alunos de diferentes períodos do Curso de Turismo de Mossoró – RN. Lembrando que para viagem foram selecionados 6 representantes para fazer parte da comissão, já que não iríamos com nenhum docente. Além disso, todos tiverem que assinar o termo de compromisso e levar colchonetes ou barracas para o evento já que iríamos ficar alojados no Complexo Cultural. Durante o percurso fizemos nossa primeira parada na Cidade de Assú – RN para pegarmos mais duas alunas que residiam ali, em seguida paramos na cidade de Lajes - RN para o lanche.

Chegamos ao complexo cultural da cidade de Natal ás 10h00min. Quero Frisar aqui os cuidados na divulgação, organização, apoio e comunicação do evento pelos alunos do Curso de Turismo da UERN de Natal, que foram essenciais. Na chegada fomos recebidos pela equipe do evento e alojados na sala de Teatro do Complexo Cultural sendo acomodados 38 alunos de Mossoró – RN. No local havia disponibilidade de bebedouros, banheiro e durante o evento todas as lojinhas de produtos locais como: Vendas de artesanatos, livros, lanchonetes estavam á disposição de todos. 

No inicio fomos fazer o credenciamento do evento, na qual ganhamos uma Bolsa, Lápis, Revistas sobre Turismo, o Crachá e uma Caderneta para algumas anotações. O banheiro estava disponível em 3 horários, das 07h00min ás 08h30min, das 12h00min às 13h30min e das 06h00min ás 07h30min. No horário do almoço seguimos em caminhada de 10 minutos para o Norte Shopping e voltamos logo, porque teríamos o primeiro dia de Mini-Curso as 14h00min, lembrando que foram 6 mini-cursos a serem escolhidos durante a inscrição, na oportunidade escolhi o mini-curso de numero 4 que teve a duração de 4 hs.


1º DIA DE MINI-CURSO

Mini-Curso 4: Turismo Comunitário para um Desenvolvimento Sustentável.


Instrutora: Profa. Drª. Margareth Hart Robertson (Diretora do doutorado em Turismo Integral. Interculturalidade e Desenvolvimento Sustentável da Universidad de Las Palmas de Gran Canária – ULPGC).


Assuntos Abordados:

- A Formação;
- A Economia Social;
- As ODMs;
- Os 8 Objetivos do Milênio;
- A OMT e as ODMs;
- A Proteção Social e o Desenvolvimento da Inclusão: União Européia;
- Proteção Social através do Desenvolvimento;
- Conceitos de Economia;
- Socionomia;
- Cooperação Sur-Sur: A União Européia como Mediadores;
- Necessidade de Trabalhar a Nível Socio-Regional;
- Vantagens Competitivas do Turismo;
- Benefícios para a Comunidade Local;
- Os Obstáculos para os Grandes Operadores;
- A Parceria. Em que Consiste?
- Turismo Responsável na África do Sul.


Durante a Palestra tinha a participação de uma tradutora, pois a linguagem da Prof. Drª Margareth não era compreensível para alguns, sendo uma linguagem espanhola. O Mini-Curso teve um intervalo de 20 minutos. Mas, tive que me ausentar da sala ás 17h00min para a apresentação da III MOSTRATUR – Apresentação dos Trabalhos na Sala do Varal Cultural do Complexo Cultural.

A apresentação e exposição dos trabalhos aconteciam durante todos os dias do evento e tinha duração de 2 hs, sendo avaliados pela comissão de professores do evento que visitavam o Varal Cultural. Foram 28 Banners expostos na sala e meu trabalho tinha como Tema: Infraestrutura e Turismo: Uma análise acerca do Terminal Turístico da Bica de Portalegre – RN. 



A partir das 19h00min todos se se dirigiram ao salão do evento para as apresentações culturais, na oportunidade aconteceu à apresentação de Cordelistas e o Trio de Sanfoneiros: Jarbas do Acordeom que animaram todos. Logo em Seguida, se deu inicio a primeira noite de Palestras que aconteceu no Teatro ás 19h30min. A solenidade de abertura iniciou-se com a apresentação cultural: CORAL HARMUS. Logo depois, foi formada a banca composta por 3 pessoas.


Solenidade de Abertura da 1ª noite de SIGETUR

Conferência: Planejamento Estratégico do Turismo

Conferencista: Prof. Dr. Antonio González Molina (Professor do curso de Doutorado em Turismo e Diretor da Faculdade de Educação Física da Universidad de Las Palmas de Gran Canária – ULPGC).

A conferência teve a participação de uma tradutora lingüística e encerrou-se ás 21h30min, tendo a não esquecer que ao final foram reservados 20 minutos para as perguntas ao conferencista. Em seguida nos dirigíamos a um restaurante que se encontrava próximo ao local para o Jantar. Na oportunidade decidimos optar pelo Rodízio de Pizza, um momento de descontração com a turma. Chegada ás 22h00min o Salão do Complexo Cultural foi animado pela Banda: Rock Blues que finalizou as 00h00min. 

Um dos momentos a ser mencionados foi á divisão da nossa turma para duas salas do complexo, sendo constituída pela Sala Azul (Pessoas que queriam relaxar e dormir depois de um dia cansativo no complexo) e a Sala Vermelha (Pessoas que desejavam descontrair e ficar acordadas durante a madrugada), Por fim, nosso quarto reservou várias surpresas que só os jovens sabem. 

Pela Manhã decidimos lanchar na Praça da Convivência do Complexo Cultural. Lembrando que pela manhã também havia mini-curso pata alguns. Ás 12h00min fomos almoçar no Restaurante: Frango Assado ao preço de R$ 7,00, com direito a porções. Um almoço super agradável e ao gosto de todos. E exatamente a 14h00mim se deu inicio ao 2º dia de Mini-Curso.


2º DIA DE MINI-CURSO

Mini-Curso 4: Turismo Comunitário para um Desenvolvimento Sustentável.

Instrutora: Profa. Drª. Margareth Hart Robertson (Diretora do doutorado em Turismo Integral. Interculturalidade e Desenvolvimento Sustentável da Universidad de Las Palmas de Gran Canária – ULPGC).
 
Nesse segundo dia de Mini-Curso foi feito uma revisão do dia anterior e novamente tive que me ausentar mais cedo da sala, porque ás 16h00mim acontecia a III MOSTRATUR na Sala das Apresentações dos Trabalhos. Ás 17h00min se se iniciou a Mesa-Redonda com o Recital “Rio Morto” com Jorge Borges.


MESA REDONDA – TURISMO CULTURAL
 
Palestrantes: 

1º: Secretária de Estado Isaura Amélia de Sousa Rosado Maia (Secretária Extraordinária de Cultura / Fundação José Augusto);
2º: Prof. Dr. Adalberto dos Santos Júnior (Faculdade Estácio Sergipe).


1º - Assuntos Abordados:

- Cultura e Turismo;
- Conceito;
- Turismo Cultural (Espanha);
- Patrimônio Histórico e Cultural;
- Cultura e Turismo no Mundo;
- Cultura e Turismo no Brasil;
- Cultura e o Turismo no RN;
- Natal Luz em Gramado – RS;
- Projeção dos Impactos Econômicos do Natal Luz no RS;
- Possibilidades.

                                               2º - Assuntos Abordados:         

- Turismo Cultural;
- Ambiente Externo;
- Elementos da Cultura e Termos Culturais;
- Atitudes Culturais Universais;
- Topologias de Turismo Cultural e o Envolvimento;
- São Cristovão – 1590 (Sergipe), a 4ª cidade mais limpa do Brasil;
- Pontos Positivos e Pontos Negativos;
- Brasil na 14ª posição do Turismo em relação ao outros países.
- Perspectivas para o turismo e os desafios;

O primeiro debate da mesa redonda foi finalizado com um Vídeo de Elis Regina cantando a música brasileira. Alem disso, foram reservados 20 minutos para perguntas e um intervalo em seguida. Durante esse intervalo fomos jantar em uma lanchonete denominada: Lázaro Lanche, pois foi nesse ambiente a noite mais descontraída que tive. 

Durante o pedido foi observado que estava disponíveis no cardápio vários tipos de Sanduiches conhecidos e com preços acessíveis, o que ninguém prestou atenção foi à legenda abaixo do nome da lanchonete (O MAIOR e MELHOR Sanduiche da Zona Norte). Quando o pedido chegou, todos ficaram impressionados com o tamanho do sanduiche e com um preço igual a todos os outros sanduiches encontrados em outras cidades, muitos conseguiram degustá-los já outros não havia nem possibilidade, sendo possível levá-lo para comê-lo em outra oportunidade. Foi um momento divertido e na qual indicamos a todos para visitar e desfrutar o que essa lanchonete oferece. Retornando ás 19h30min ao Teatro para a continuidade da Mesa-Redonda, que se iniciou com a apresentação Cultural: Coral Petrobras.



MESA REDONDA – Planejamento Integral e Estratégico de Projetos Turísticos.
 
Palestrantes:

1º - Prof. Dr. Antonio González Molina (Professor do curso de Doutorado em Turismo e Diretor da Faculdade de Educação Física da Universidad de Las Palmas de Gran Canária – ULPGC);
2º - Prof. Ms. Marcelo da Silva Taveira (Professor e Coordenador do Curso de Turismo do CERES/Currais Novos-UFRN);

Moderadora:

Prof. Esp. Jurema Márcia Dantas (Professora e Diretora da Escola de Hospitalidade da UNP – Universidade Potiguar).

Por fim, às 21h30min se encerrou a Mesa-Redonda. Dando continuidade todos puderam tomar banho depois e esperar o inicio da Festa no Salão do Complexo Cultural a animação da noite ficou por conta do DJ ANDERSON PESSOA, que só encerrou a festa depois de 1h00min da madrugada. Na oportunidade tivemos o prazer se interagir com as outras turmas que também estavam no complexo, tendo a não esquecermos o registro de fotos durante todos os dias do Seminário. 

Na madrugada aproveitamos para reunir nossa turma e fazer o Luau da Madrugada, na voz e violão do nosso colega de sala: Diogo Cruz, cantor e compositor da Banda T’3. Nessa noite pudemos desfrutar também no local o uso de bebidas, mas sempre com moderação. Pois, também sabíamos que não havia ninguém menor de idade na sala. Pela manhã no dia 18 já que todos haviam terminado os Mini-Cursos o ônibus da UERN foi disponibilizado para fazermos um passeio pelo Shopping Midway Hall que fica na zona leste de Natal, ás 10h00mim saímos do complexo e decidimos almoçar no Shopping.

Pela parte da tarde, tendo alguns imprevistos não aconteceu o 3º dia do MOSTRATUR e assim ficamos com a tarde disponível também. Durante a tarde no Salão do Complexo aconteceu á oficina de Dança Popular com a Terceira Idade e Ás 16h00min fomos a Estação Santa Catarina, numa tentativa de andarmos de Trem, só que nesse horário não seria possível. Para isso, decidimos ir à sorveteria e aproveitar o resto da tarde que nos restavam na Capital NATAL.

No ultimo dia no Complexo Cultural da UERN houve uma pequena discussão sobre os horários de volta para Mossoró – RN. Mas, tudo se resolveu e decidimos ir ao final do encerramento do evento, ficando assim as 22h00min. A Mesa-Redonda da 3ª noite de evento se iniciou ás 18h00min com a apresentação cultural: CORAL COMPLEXO CULTURAL DE NATAL – CCN.


MESA-REDONDA – Grandes Eventos Desportivos

Palestrantes

1º - Dr. Demétrio Paulo Torres (Secretário Extraordinário para Assuntos Relativos á Copa do Mundo 2014) – Palestra: Copa do Mundo FIFA Brasil 2014, o caso das cidades de Natal.
2º - Secretário do Estado Ramzi Elali (Secretário Estadual de Turismo do RN) – Palestra: Infraestrutura para a COPA DE 2014.

Moderadora

Prof. M. Sc. Patrícia Amaral (Professora e Coordenadora do Curso de Turismo – IFRN – NATAL).



CONFERÊNCIA DE ENCERRAMENTO: Imagem de Destinos Turísticos

Conferencista: Profa. Drª. Margareth Hart Robertson (Diretora do doutorado em Turismo Integral. Interculturalidade e Desenvolvimento Sustentável da Universidad de Las Palmas de Gran Canária – ULPGC).


Assuntos Abordados:

- Grandes Eventos Desportivos;
- Infraestrutura e Saneamento;
- Rede Hoteleira de Natal;
- Linhas de Financiamento;
- Inclusão da Capacitação Profissional;
- Projetos;
- Pólo Costa das Dunas, Pólo Costa Branca e Pólo Sérido;
- Turismo Náutico;
- Estruturação de Apoio ao Turista.

A conferência se encerrou as 21h30mim com a apresentação de dança: “Ciranda e Carimbo”. Um dos momentos que não pudemos participar foi da apresentação cultural: “Boi-Bumbá” e da festa de encerramento: O Rasta Pé Forró que fica em Ponta Negra, na qual já estávamos no limite do horário e tínhamos que retornar a Mossoró – RN, na qual chegamos á cidade exatamente às 2h30mim da madrugada. Devo frisar que fui premiado no evento com uma camisa do I SIGETUR e houve diversos eventos que devido ao mini-curso não pude participar, como: OFINA DE RAPEL, OFICINA DE RECICLAGEM E A MOSTRA DA CASA ECOLÓGICA. 

Contudo, só tenho a agradecer a todos que fizeram parte desse evento, em especial aos meus colegas do Curso de Turismo e professores em geral que nos incentivaram a participar, levo comigo uma ótima experiência de aprendizado e interação com todos, na qual me orgulho de ter participado desse I Seminário Internacional de Gestão e Planejamento Sustentável do Turismo na minha Capital: Natal – RN.

                                                                      
ANEXO:


O complexo Cultural da UERN



Credenciamento


 Oficina de Rapel




Mostra da Casa Ecológica




 Apresentação de Dança: Ciranda e Carimbó.



2 comentários:

  1. Eita que relato preciso! Adorei a descrição das atividades. Vc é um aluno exemplar...continue assim!

    ResponderExcluir
  2. Obrigadu Prof. Rosa!
    Isso graças a seu incentivo.

    ResponderExcluir