sábado, 10 de setembro de 2011

AUTO DA LIBERDADE - MOSSORÓ / RN!

Preparativos para o Auto da Liberdade seguem intensos:



Entre os atores, as expectativas para a temporada 2011, composta por 15 apresentações, estão grandes.

Há menos de 15 dias para a estréia do espetáculo Auto da Liberdade, os preparativos e os ensaios estão intensos. Entre os atores, as expectativas para a temporada 2011, composta por 15 apresentações, estão grandes. A estréia ocorrerá dia 10 de setembro, com apresentações até o dia 27, no Teatro Municipal Dix-huit Rosado.

Para a experiente atriz Tony Silva, que interpretará a pesquisadora que contará para o público de forma didática a história dos quatro fatos – abolição da escravatura antes da Lei Áurea, motim das mulheres, primeiro voto feminino com Celina Guimarães e a resistência do povo mossoroense ao bando de Lampião – as expectativas são muito positivas.

“Sempre é uma surpresa estar trabalhando no Auto da Liberdade ou na Chuva de Bala com João Marcelino, transcende a expectativa. É uma satisfação imensa estar na equipe do Auto da Liberdade deste ano. O elenco todo está satisfeito com a direção de João e nos últimos momentos de preparação com enorme ansiedade e friozinho na barriga”, comentou Tony.

A atriz conta que a sua personagem não foge a idéia da contadora de história, mas tem um refino maior, é mais professoral, mais mestra. “Ela conta a história com a ajuda de tecnologia para que as pessoas possam entender melhor o auto, os quatro fatos. O público deve ir despreocupado e deixar que o espetáculo o faça embarcar na história de 1875 a 1927. Tem que ver e se orgulhar daquilo que a cidade tem de história”, comentou.

 Outro ator que fará parte do elenco do Auto da Liberdade 2011 é Aécio Cândido, que interpretará o prefeito Rodolfo Fernandes. Ele conta que os trabalhos estão bem, dentro do cronograma estabelecido por João Marcelino e a maioria das cenas está toda montada. “Mais uma vez é um prazer trabalhar com João Marcelino, com tantos atores e bailarinos bons e encarnando um personagem símbolo da história da cidade”, disse Aécio.

Cândido interpretou prefeito também na Chuva de Bala – encenado ao ar livre, no adro da Capela de São Vicente – e conta que apresentar o espetáculo do Auto da Liberdade no teatro ao contrário de outras edições – quando era apresentado na Estação das Artes – é diferente para os atores. 

“Há diferencial. São espetáculos com concepções diferentes. O palco do teatro possibilita que o ator dê uma interpretação mais intimista, mais próxima do expectador e permite mais o detalhe. O espetáculo a céu aberto exige que se chame atenção do expectador com apelos visuais muito fortes. Assisti no ano passado e vi que o Auto da Liberdade funciona muito bem no teatro”, analisou Aécio.

Neste ano o espetáculo será apresentado de 10 a 27 de setembro, exceto as segundas feiras, no Teatro Municipal Dix-huit Rosado. Para quem quiser ir conferir o espetáculo deverá pegar convites ou ingressos que serão distribuídos diariamente na bilheteria do teatro a partir das 14h. “A pessoa poderá pegar ingresso para o dia. Ainda não definimos o número máximo de ingresso por cada pessoa, mas deve ser igual ao ano passado, quando eram dois. Se pegar diretamente o ingresso não é preciso trocar, apenas quem pegar o convite, destinado as instituições, escolas. Os convites podem ser trocados até as 18h. E das 18h às 20h serão disponibilizados às outras pessoas as vagas dos convites que não foram trocados”, explicou Clézia Barreto, gerente de Cultura.

Ela informa que de terça a quinta serão disponibilizados mais convites – agendamento – para os trabalhos de formação de platéia. E nos outros dias mais ingressos para o público em geral.







-----------

Nenhum comentário:

Postar um comentário