segunda-feira, 25 de abril de 2011

Sitio Novo - RN


Castelo de Zé dos Montes:

 
O castelo impressiona os visitantes por sua estranha arquitetura de inspiração mourisca. Construído pelo aposentado Zé do Monte, que afirma ter recebido instruções de Nossa Senhora para erguê-lo. Fica no município de Sítio Novo/Rio Grande do Norte, onde também se encontra inscrições rupestres no Sítio Arqueológico dos Olhos d’Água. 




As terras da Fazenda Grossos, pertencentes ao Capitão Amaro de Barros Lima em 1787, abrangia a serra de Grossos e situava-se à margem do riacho São Pedro, afluente do rio Potengi.

Nessas terras nasceu uma povoação formada em sua maioria por agricultores tendo à frente o grande incentivador e fundador do povoado de Grossos, o senhor Francisco Ferreira Lima, popularmente conhecido como "Seu Chicó".

Incentivado por Seu Chicó o povoado mudou de nome, passando a ser chamado de Sítio Novo. Em 1913, foi construída uma capela em homenagem a São Francisco de Assis.

No dia 31 de dezembro de 1958, de acordo com a Lei número 2,339, o povoado Sítio Novo foi desmembrado do município de São Tomé e elevado à categoria de município do Rio Grande do Norte.















Nenhum comentário:

Postar um comentário