quinta-feira, 21 de março de 2013

A CIDADE DE PORTALEGRE - RN


PORTALEGRE - RN

Atualmente, uma das mais encantadoras regiões norte-rio-grandenses está localizada na chamada “tromba do elefante”, extremo oeste do Estado do RN que reúnem a combinação perfeita entre clima ameno, quedas d’água e altitude serrana de 710 metros em relação ao nível do mar. É Portalegre, a 366 km da capital Natal e 146 km de Mossoró, a cidade que mais traduz todas essas potencialidades naturais. E encanta os Turistas que visitam o lugar.



A Historia: 

Em 1684, Manoel Nogueira Ferreira, querendo firmar posse simbólica na região que percorria, fincou dormentes na Serra do Apodi. A serra ficou conhecida como Serra dos Dormentes, em alusão aos marcos lenhosas.

Manuel Nogueira faleceu em 1715, sem ele ter do governo concessão das terras, mas estas continuaram em poder dos descendentes do desbravador. Quinze anos depois, Dona Margarida de Freitas, filha de Manuel Nogueira, casada com Carlos Vidal Barromeu, começou a firma-se em seus domínios.

Em 1750, Carlos Vidal herdou a sesmaria na Serra das Dormentes, por morte de seu irmão, Clemente Gomes de Amorim. Pouco tempo depois, adoecendo Dona Margarida de Freitas, Carlos Vidal fez promessa de construir uma capela a Santana, na esperança de seu restabelecimento, e a serra passou a se chamar Serra de Santana.

Depois da morte dos primitivos donos houve um abandono nas terras, talvez pelas longas estiagens, talvez pelas disputas de posseiros, ou talvez pela revolta indígena. O fato é que as terras, não mais utilizadas, voltaram a pertencer ao patrimônio do Rei de Portugal. Para essas terras despovoadas e disponíveis, o juiz de Fora de Olinda, Dr. Miguel Carlos Caldeira de Pina Castelo, conduziu mais de setenta famílias paiacus, aldeadas no apodi, a pedido dos seus moradores prejudicados pela desordem causada pelos índios, fundando, em 9 de dezembro de 1761, a Vila de Portalegre. Conta à tradição que ao chegar ao cimo da serra e desconhecendo o belo panorama, Castelo Branco pronunciou estas palavras: É uma porta alegre do sertão!

Há outra hipótese plausível: o nome Portalegre seria proveniente de uma vila do Alentejo, em Portugal. Mas a convivência entre brancos e índios não foi pacífica na vila recém-criada. Quando em 1817 se desencadeou a revolução republicana, foi movida tenaz perseguição aos indígenas, que se refugiaram nos sertões cearenses. Mas voltaram sete anos depois, travando luta com os habitantes da vila. Através de Alvará, no dia 6 de junho de 1755, a povoação de Portalegre foi elevada a categoria de município.


FOTOS DA CIDADE:






  IGREJA MATRIZ.



 
PRAÇA CENTRAL 1.



PRAÇA CENTRAL 2.



HOTEL PORTAL DA SERRA.






MIRANTE BOA VISTA







AS TORRES.







 TERMINAL TURÍSTICO DA BICA






CACHOEIRA DO PINGA





CACHOEIRA DO TALHADO.





- VISITEM PORTALEGRE E APROVEITEM O QUE ESSA CIDADE SERRANA TEM BOM PARA OFERECER! FAÇA SUAS MALAS E BOA VIAGEM.


8 comentários:

  1. Coisaaaaaaaaaaaa liiiinda essa minha serra!!

    ResponderExcluir
  2. Bom dia, por favor, voces moram em portalegre? podem mandar para jhumbertoes@hotmail.com os telefones de algumas pousadas e hoteis desta cidade? o hotel portal da serra eu ja tenho. obg.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. POUSADA BOA VISTA: https://sites.google.com/site/wwwhoteispousadaboavista/

      Excluir
  3. cidade linda porém, não temos prefeito existem muitas coisas que precisam: EDUCAÇÃO, SAÚDE, me responda se a educação estar boa e a saúde?????????????????????????????????.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. VCS TUDO METEM POLITICA. GENTE NOSSA CIDADE ESTÁ SE DESENVOLVENDO SIM, MAS, PEÇO AOS TURISTAS QUE ENTENDAM: EM PORTALEGRE HÁ UMA POLÍTICA DESRESPEITOSA, ATÉ MESMO COM A PRÓPRIA NATUREZA, POIS, A PESSOA ESTAVA FALANDO DAS BELEZAS E NÃO DAS SITUAÇÕES EM QUE O MUNICÍPIO VIVE. DEIXO CLARO AQUI, QUE A NATUREZA VEM DE DEUS E NÃO DE POLITICOS. ENTÃO RESOLVAM O QUE TEM PARA RESOLVER DE OUTRA FORMA NÃO SUJANDO O NOME DA NOSSA LINDA CIDADE!!! TURISTAS VENHAM NOS VISITAR, POIS, AQUI TEMOS PESSOAS ACOLHEDORAS, DIFERENTE DO ANONIMO QUE FALOU ANTERIORMENTE!!!! E SEJAM BEM VINDOS!!!!

      Excluir
  4. acho que vou mora ai em bever !

    ResponderExcluir